Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador-Bahia

Autores/as

  • Isabelle Pedreira Déjardin Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423965

Palabras clave:

Cidadania, Educação, Meio Ambiente.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a cidadania na formação de alunos de uma escola pública de ensino fundamental do bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2014. Assim, foram aplicadas entrevistas com quatro professores das turmas do turno matutino dos Temas Transversais de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; questionários mistos foram aplicados com um total de quarenta alunos selecionados entre as respectivas turmas – dez por turma. Os resultados apontaram desafios e possibilidades socioambientais a partir da interdisciplinaridade do tema proposto.

 

Biografía del autor/a

Isabelle Pedreira Déjardin, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento (Universidade Federal da Bahia). Professora da Faculdade Zacarias de Góes Vasconcelos (FAZAG-Bahia). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFBA (DMMDC). Professora da Plataforma Freire (PARFOR/Universidade do Estado da Bahia).

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Déjardin, I. P. (2018). Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador-Bahia. Educación, 43(1), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984644423965

Número

Sección

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