A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422301

Palabras clave:

Ensino Religioso, Legislação, Escola.

Resumen

Este é um trabalho de análise documental que se baseou quase que exclusivamente em fontes primárias, e teve como referência teórica o conceito de campo de Pierre Bourdieu. Este estudo fez uso das legislações referentes à legalidade do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Como recorte temporal, atende ao período de 1930 a 2010. Observa-se que a presença compulsória do ensino religioso no currículo das escolas públicas brasileiras demonstra que Estado e Igreja, historicamente, se reforçam mutuamente, gerando com isso tensões e conflitos por fragilizar a laicidade do Estado e a autonomia do campo educacional. O estudo conclui reconhecendo que no contexto atual a laicidade nas instituições escolares é condição fundamental para a efetivação de uma educação emancipadora que possibilite a implementação da democracia nesses espaços.   

Biografía del autor/a

Denize Sepulveda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro-FFP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP/UERJ. Professora Adjunta da Universidade do Rio de Janeiro - FFP no Departamento de Educação. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ /PROPED (2016). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Coordenadora do grupo de pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos (GESDI) - FFP/UERJ. Sub-coordenadora do grupo de pesquisa e estudos Conservadorismo e Educação Brasileira - UFF. Membro do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento e Práticas Emancipatórias no Cotidiano Escolar na Uerj/PROPED. 

José Antonio Sepulveda, Universidade Federal Fluminense

Professor do Pograma de Pós-Graduação em Educação da UFF. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Educação. É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Coordenador  do grupo de pesquisa e estudos Conservadorismo e Educação Brasileira - UFF. Sub-coordenador do grupo de pesquisa Gêneros, Sexualidades e Diversidades nos Vários EspaçosTempos Cotidianos (GESDI) - FFP/UERJ.

Publicado

2017-04-28

Cómo citar

Sepulveda, D., & Sepulveda, J. A. (2017). A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Educación, 42(1), 177–190. https://doi.org/10.5902/1984644422301

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua