Indicadores na gestão universitária: uma metodologia de apoio

Autores/as

  • Antonio Carlos Miranda Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), campus Americana, SP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413602

Palabras clave:

Ensino Superior, avaliação, gestão

Resumen

O mote deste manuscrito é apresentar a construção e o uso de indicadores no processo de autoavaliação de uma universidade, como orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). O uso de indicadores possibilita auxiliar a gestão da informação na instância decisória da instituição, principalmente em tempos em que a produção da informação é abundante. Neste estudo utilizaram-se dados da avaliação realizada pelo corpo discente entre 2008 e 2010 do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Os resultados mostraram que a produção de indicadores deve ter legitimidade técnica, política e que deve ser produzido coletivamente dentro da instituição, pois somente a partir de um processo que reúne informações e dados coletivos, pode-se estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias em todos os níveis.

Biografía del autor/a

Antonio Carlos Miranda, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), campus Americana, SP.

Professor doutor no programa de Mestrado em Educação e na Graduação em Pedagogia.

 

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

Miranda, A. C. (2015). Indicadores na gestão universitária: uma metodologia de apoio. Educación, 40(3), 631–644. https://doi.org/10.5902/1984644413602

Número

Sección

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