Formação do psicólogo na Bahia: uma análise a partir do ENADE 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434755

Palavras-chave:

Formação em Psicologia, Enade, Educação Superior.

Resumo

No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma das principais ferramentas de avaliação do ensino superior. O objetivo deste artigo é justamente analisar o desempenho dos estudantes de Psicologia no exame realizado em 2015, apresentando um recorte geográfico circunscrito ao estado da Bahia. Foi realizado um estudo quantitativo, com base nos dados do ENADE 2015 disponibilizados no Portal do INEP. Os cursos foram identificados pelo nome da instituição e município. Foram consideradas na análise as variáveis: organização acadêmica, categoria administrativa, indicadores do desempenho dos estudantes. Os resultados apontam para um processo de interiorização da formação do psicólogo, capitaneada pela rede particular de ensino. De modo geral, verificou-se também que não houve um desempenho significativamente distinto dos cursos no interior em relação aos cursos da capital, todos eles com desempenho mediano ou fraco, compatível com a média nacional. Universidades públicas apresentaram desempenho significativamente superior em relação a faculdades e centros universitários privados. Embora não tenha sido possível estabelecer se as diferenças significativas no desempenho se deveram à organização acadêmica ou à categoria administrativa, a predominância do setor privado, majoritariamente estruturado em faculdades e centros, indica um cenário de precarização do ensino no estado. É, portanto, preocupante o cenário de formação em Psicologia na Bahia, com um perverso processo de interiorização marcado pela presença do mercado, sem a devida garantia da qualidade do ensino, e cujo impacto na atuação profissional merece ser avaliado.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Rudá, C., & Silva, G. A. da. (2020). Formação do psicólogo na Bahia: uma análise a partir do ENADE 2015. Educação, 45(1), e7/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644434755