Education, body and emancipation: considerations for critical education in the contemporary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483660

Keywords:

Education, Body, Conscious body

Abstract

This is a theoretical essay that aims to present theoretical-conceptual contributions for us to think about the construction of a critical and emancipatory education in contemporary school. Through the contributions on experience and education by Walter Benjamin and Theodor Adorno and the notions of liberating education and the conscious body by Paulo Freire, it is envisaged to argue about the need for critical education of the present to permeate the body. Therefore, it is pointed out that the project of legitimizing the modern school aiming at an education for emancipation gains momentum from the moment in which objects of knowledge start to be treated not as incompressible abstractions, but as concepts that can be learned by the body, as experiences that can become concepts, or experiences that are also expressions of concepts. Deep down, it is about recognizing that in social life, in true experience and education, it is impossible and sometimes problematic to separate the concept of the object from its practical expression.

Author Biographies

Renan Santos Furtado, Federal University of Para

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Professor temporário da SEDUC/PA entre 2017 e 2018, lotado na Unidade Regional de Educação 20. Professor Substituto da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) entre 2018 e 2020. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia na gestão 2021/2023. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Arquivos em Movimento (UFRJ), Interfaces da Educação (UEMS), Educación Física y Deporte (EFYD), Olhares & Trilhas (UFU), Conexões (UNICAMP), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional) e Revista de Educação Popular (UFU). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, desenvolve orientações e estudos na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Políticas e Teorias Educacionais; Educação Física Escolar; Práticas Corporais; Corpo e Educação e Questões Epistemológicas da Educação e da Educação Física.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Federal University of Para

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. 

Claudia Maria Rodrigues Barros, Federal University of Para

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Pará PPGED/UFPA, linha Formação de Professores, Trabalho docente, Teoria e Práticas Educacionais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UEPA, Linha Formação de Professores, tendo sido bolsista de produtividade Capes, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2007), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2009),e especialização em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade do Estado do Pará (2008). Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico- EBTT do Instituto Federal do Pará, atuando principalmente com temas que se relacionam com a Educação, a Formação de Professores, trabalho docente, Corpo e Educação. É parecerista ad hoc na área de Ciências Humanas, fomentada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (PROPPG/IFPA). Faz parte ainda do grupo de pesquisa CAÊ, Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física (UFPA), Linha Corpo, Cultura corporal e Práticas corporais. É membro associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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Published

2024-01-30

How to Cite

Furtado, R. S., Borges, C. N. F., & Barros, C. M. R. (2024). Education, body and emancipation: considerations for critical education in the contemporary school. Education, 50(1), e10/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644483660