Os princípios de aprendizagem dos bons videogames, de James Paul Gee, e suas aproximações com a teoria sociológica do jogo, de Roger Caillois

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471681

Palavras-chave:

Videogames, Educação Física Escolar, James Gee, Roger Caillois

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir as aproximações entre os princípios da aprendizagem presentes nos bons videogames, abordados por Gee, e a teoria sociológica do jogo elaborada por Caillois, projetando as contribuições desse debate para pensarmos sobre o processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais na Educação Física escolar. A partir do horizonte de um ensaio teórico com intenções reflexivas, verificamos que a perspectiva de Gee corrobora a de Caillois, na medida em que reconhece as amplas possibilidades de fruição que o jogo apresenta. Cabe destacar que os princípios dos bons videogames elencados por Gee não somente incorporam a ideia de que, no jogo, podemos buscar competir, testar a nossa sorte, representar algo ou obter a sensação da vertigem, mas também pensam essas características do jogo em conexão com processos de desenvolvimento de potencialidades humanas, que, na educação, ocorre por via de aprendizagens. A nosso ver, essas amplas contribuições teóricas oriundas de estudos empíricos podem também ajudar a avançar o ensino das práticas corporais na Educação Física escolar contemporânea.

Biografia do Autor

Elane Cristina Pinheiro Monteiro, Federal University of Para

Professora DIII-I da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotada na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Atualmente coordena e participa na condição de colaborada de projetos na UFPA no âmbito da Pesquisa e Ensino. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão Educacional pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Meste em Currículo e Gestão da Escola Básica (Área de concentração em Educação) pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). 

Renan Santos Furtado , Federal University of Para

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. 

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Federal University of Para

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

Monteiro, E. C. P., Furtado, R. S., & Santos, M. A. R. dos. (2024). Os princípios de aprendizagem dos bons videogames, de James Paul Gee, e suas aproximações com a teoria sociológica do jogo, de Roger Caillois. Educação, 49(1), e47/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644471681

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