Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644455281Keywords:
Ensino de leitura, Estratégias metodológicas para o ensino de leitura, Compreensão de leituraAbstract
Este artigo apresenta perspectivas teórico-metodológicas fundamentadas em pesquisas na área do ensino e aprendizagem da leitura que abordam a complexidade dos elementos envolvidos nessa tarefa de ensinar a ler. Amparado nesses pressupostos apresenta a metodologia de um programa de ensino de compreensão leitora operacionalizado nas escolas portuguesas e que vem sendo adaptado ao contexto brasileiro, em que são desenvolvidas estratégias acionadas antes, durante e depois da leitura com o intuito de promover diferentes níveis de compreensão e assim elevar o nível de competência dos estudantes. O programa em adaptação ao português do Brasil dirige-se a estudantes do 3º e 4º ano da educação básica tendo sido aplicado em três estudos piloto vinculados a diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos por duas universidades do sul do Brasil. Os resultados obtidos com a aplicação do programa em Portugal e os decorrentes da aplicação dos estudos piloto no Brasil são apresentados, evidenciando que é possível ensinar a compreender, ao mesmo tempo em que encorajam a continuidade da adaptação do programa brasileiro.
References
BECKER, Evelyn Z.; MCCORMICK, Sandra. A review of current research on reading instruction and the learning disabled student - ERIC Document Reproduction Service No ED3421689, 1991.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica – DAEB. Relatório Brasil no PISA 2018 – Versão Preliminar. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação, INEP. Modelo teste prova Brasil. Brasília: DF, 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF, 1997.
BRAZ, Elaine Doroteia Hellwig Ensino da compreensão leitora: práticas pedagógicas e programa de intervenção. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
CADIME, Irene; RIBEIRO, Iolanda; VIANA, Fernanda Leopoldina. TCL - Teste de compreensão da leitura. Lisboa: Edições CEGOC-TEA, 2012.
CATALÀ, Glória et al. Evaluación de la comprensión lectora: pruebas ACL (1º - 6º de primaria). Barcelona: Graó, 2001.
COBB, Jeanne B. Investigating reading metacognitive strategy awareness of elementary children: A developmental continuum emerges. Journal of Research in Childhood Education, v. 31, n. 3, p. 401-418, 2017. doi:
GAJRIA, Meenakshi; SALVIA, John. The effects of summarization instruction on text comprehension of students with learning disabilities. Exceptional Children, v. 58, n. 6, p. 508-516, 1992. doi:
GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. 2. ed. Lisboa: Asa, 2000.
GRAVES, Michael; JUEL, Connie; GRAVES, Bonnie. Teaching reading in the 21st century. Michigan: Allyn and Bacon, 2001.
JENKINS, Joseph R. et al. Improving reading comprehension by using paragraph restatements. Exceptional Children, 54, 54-59,1987.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
National Reading Panel - NRP. Department of Education. Teaching children to read: An evidence based assessment of the scientiflc research literature on reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: NICHD, 2000.
ORBEA, José María Madariaga; VILLABEITIA, Estibaliz M. The teaching of reading comprehension and metacomprehension strategies: A program implemented by teaching staff. Anales de Psicología/Annals of Psychology, v. 26, n. 1, p. 112-122, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.
PARIS, Scott; LIPSON, Marjorie; WIXSON, Karen K. Becoming a strategic reader. Contemporary Educational Psychology, v. 8, n. 3, p. 293-316, 1983. doi: .
PASSOS, Márcia Martins dos. Caminhos para o ensino da compreensão de leitura. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018.
PEARSON, David; GALLAGHER, Margaret C. The instruction of reading comprehension: Techninal Report nº 297. Champaign: University of Illinois at Urbana, 1983.
PRESSLEY, Michael et al. The comprehension instruction that students need: Instruction fostering constructively responsive reading. Learning Disabilities Research and Practice, 10 (4), p. 215-224, 1995.
ROEHLER, Laura R.; DUFFY, Gerald G. Direct explanation of comprehension processes. In: DUFFY, Gerald G.; ROEHLER Laura R.; MASON, Jana (Eds.). Comprehension instruction: Perspectives and suggestions. New York: Longman, 1984.
SILVANO, Juliane D. R. Processos e estratégias de compreensão: o ensino de compreensão de leitura no 4º ano do Ensino Fundamental. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2019.
SWANSON, H. Lee Reading research for students with LD: What are the major instructional ingredients for successful outcomes? Perspectives, 27(2), 18-20, 1999.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Almedina, 2010.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. O ensino explícito da compreensão da leitura: análise do impacto de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017. doi: .
VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda PRP — Prova de reconhecimento de palavras. Lisboa: Edições CEGOC-TEA, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

