Fluência de leitura: influências do reconhecimento de palavras e da compreensão em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483762

Palavras-chave:

Fluência de leitura, Reconhecimento de palavras, Compreensão de leitura

Resumo

A leitura envolve reconhecimento de palavras, fluência e compreensão. No entanto, ainda são escassos os estudos empíricos nacionais que tratem da relação entre fluência e outras habilidades de leitura. As pesquisas também não avaliam as dimensões de precisão, automaticidade e prosódia de forma integrada, e não deixam claro se a fluência de leitura (FL) contribui para a compreensão leitora (CL) ou o contrário. O objetivo desta pesquisa empírica foi investigar as relações entre as habilidades de reconhecimento de palavras (RP), FL e CL de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Participaram 57 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizadas a Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (Salles; Piccolo; Miná, 2017), a Avaliação da Fluência de Leitura Textual (Basso et al., 2018) e a Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (Corso et al., 2017). Análises de correlação (Pearson) utilizando o SPSS (2022) mostraram que as habilidades estão correlacionadas de fraca a moderadamente. Nas análises de regressão múltipla, a FL e o RP explicaram 11% a 13% da variância na CL e, na direção oposta, o RP e a CL explicaram 6% a 19% da variância na FL. Prosódia mostrou ter um papel importante nas análises de mediação. Os achados contribuem para o desenvolvimento de um ensino mais efetivo da leitura, sendo fundamental garantir não apenas a decodificação, mas elaborar estratégias didáticas focadas em FL e CL.

Biografia do Autor

Amanda Meggiato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Pedagogia (2018) pela mesma universidade. Participa das pesquisas Compreensão de leitura: avaliação e intervenção? e Dificuldades de aprendizagem na matemática e na leitura: atraso no desenvolvimento ou déficit cognitivo?. Atua como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Gravataí (RS). Tem interesse em temas relacionados ao ensino e aprendizagem da leitura e da matemática, avaliação e intervenção.

Helena Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento na Temple University (Philadelphia - USA). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados, Área de Psicopedagogia, da Faculdade de Educação da UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma universidade. Coordena o projeto de pesquisa "Compreensão de leitura: avaliação e intervenção"

Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação pela UFRGS. Psicopedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Departamento de Estudos Especializados, Área de ´Psicopedagogia, da Faculdade de Educação da UFRGS.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Flinders University, Austrália. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), Linha de Pesquisa Aprendizagem e Ensino, e Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados, Área de Psicopedagogia, da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Meggiato, A., Corso, H. V., Nogues, C. P., & Corso, L. V. (2025). Fluência de leitura: influências do reconhecimento de palavras e da compreensão em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Educação, 50(1), e19/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644483762