Fluência de leitura: influências do reconhecimento de palavras e da compreensão em estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644483762Mots-clés :
Fluência de leitura, Reconhecimento de palavras, Compreensão de leituraRésumé
A leitura envolve reconhecimento de palavras, fluência e compreensão. No entanto, ainda são escassos os estudos empíricos nacionais que tratem da relação entre fluência e outras habilidades de leitura. As pesquisas também não avaliam as dimensões de precisão, automaticidade e prosódia de forma integrada, e não deixam claro se a fluência de leitura (FL) contribui para a compreensão leitora (CL) ou o contrário. O objetivo desta pesquisa empírica foi investigar as relações entre as habilidades de reconhecimento de palavras (RP), FL e CL de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Participaram 57 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizadas a Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (Salles; Piccolo; Miná, 2017), a Avaliação da Fluência de Leitura Textual (Basso et al., 2018) e a Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (Corso et al., 2017). Análises de correlação (Pearson) utilizando o SPSS (2022) mostraram que as habilidades estão correlacionadas de fraca a moderadamente. Nas análises de regressão múltipla, a FL e o RP explicaram 11% a 13% da variância na CL e, na direção oposta, o RP e a CL explicaram 6% a 19% da variância na FL. Prosódia mostrou ter um papel importante nas análises de mediação. Os achados contribuem para o desenvolvimento de um ensino mais efetivo da leitura, sendo fundamental garantir não apenas a decodificação, mas elaborar estratégias didáticas focadas em FL e CL.
Références
ANGELINI, A. L. et al. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven: escala especial. São Paulo: Centro Editor de Teses e Pesquisas em Psicologia, 1999.
ARCAND, M. et al. Segmenting texts into meaningful word groups: beginning readers’ prosody and comprehension. Scientific Studies of Reading, v. 18, n. 3, p. 208-223, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10888438.2013.864658. Acesso em: 21 maio 2020.
BASSO, F. P. et al. (orgs). Avaliação da Fluência de Leitura Textual (AFLeT). São Paulo: Vetor, 2018. (Manual ANELE 5)
BASSO, F. P. et al. Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual: da decodificação à compreensão de leitura. Letras de Hoje, v. 54, n. 2, p. 146-153, abr./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32519. Acesso em: 24 abr. 2021.
CADIME, I. et al. The Role of Word Recognition, Oral Reading Fluency and Listening Comprehension in the Simple View of Reading: A Study in an Intermediate Depth Orthography. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 30, n. 3, p. 591-611, 2017.
CALET, N.; DEFIOR, S.; GUTIERREZ-PALMA, N. A cross-sectional study of fluency and reading comprehension in Spanish primary school children. Journal of Research in Reading, v. 38, n.3, p. 272-285, 2015.
CARDOSO-MARTINS, C.; NAVAS, A. L. O papel da fluência de leitura de palavras no desenvolvimento da compreensão da leitura: Um estudo longitudinal. Educar em Revista, v. 62, p. 17-32, 2016.
CHANG, E. M.; AVILA, C. R. B. Compreensão leitora nos últimos anos dos ciclos I e II do ensino fundamental. CoDAS, v. 26, n. 4, p. 276-285, 2014.
CORSO, Helena V. Compreensão leitora: fatores neuropsicológicos e ambientais no desenvolvimento da habilidade e nas dificuldades específicas em compreensão. 2012. Tese (doutorado) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. 157 f.
CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. de. Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças. Letras de Hoje, v. 44, n. 3, jul./set., p. 28-35, 2009.
CORSO, Helena V.; SPERB, Tânia Mara; SALLES, Jerusa F. de. Compreensão leitora: modelos de processamento e relações com outras habilidades cognitivas. In: ROAZZI, Antonio; SALLES, Jerusa F. de; JUSTI, Francis R. dos R. (orgs.). A aprendizagem da leitura e da escrita: contribuições de pesquisas. Porto Alegre: Vetor, 2013.
CORSO, H. V. et al. (orgs). Avaliação da Compreensão de Leitura Textual (COMTEX). São Paulo: Vetor, 2017. (Manual ANELE 2)
DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para a psicologia. Porto Alegre: Penso, 2019.
FERNANDES, S. et al. Reading Development in European Portuguese: Relationships between Oral Reading Fluency, Vocabulary and Reading Comprehension. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 30, n. 9, p. 1987-2007, 2017.
FERNANDES, S. et al. What Is the Relationship between Reading Prosody and Reading Comprehension in European Portuguese? Evidence from Grades 2 to 5. Journal of Research in Reading, p. 1-18, 2018.
GENTILINI, L. K. S. et al. Desenvolvimento de instrumento para avaliação coletiva da fluência e compreensão de leitura textual em escolares do ensino fundamental II. CoDAS, v. 32, n. 2, 2020.
KIM, Y.-S. G. Toward Integrative Reading Science: The Direct and Indirect Effects Model of Reading. Journal of Learning Disabilities, v. 53, n. 6, p. 469-491, 2020.
KLAUDA, S. L.; GUTHRIE, J. T. Relationships of Three Components of Reading Fluency to Reading Comprehension. Journal of Educational Psychology, v. 100, n. 2, p. 310-321, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0663.100.2.310. Acesso em: 21 maio 2020.
KUHN, M. R.; SCHWANENFLUGEL, P. J.; MEISINGER, E. B. Aligning theory and assessment of reading fluency: automaticity, prosody, and definitions of fluency. Reading Research Quarterly, v. 45, n. 2, p. 232-253, 2010.
LÚCIO, Patrícia S.; PINHEIRO, Ângela M. V. Vinte anos de estudo sobre o RP em crianças falantes do português: uma revisão de literatura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 1, p. 170-179, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010279722011000100020&script=sci_abstract&tlngp.Acesso em: 21 maio 2020.
MEGGIATO, Amanda O.; CORSO, Helena V.; CORSO, Luciana V. Fluência de leitura: Evolução do construto e relações com a compreensão. Cadernos de Pesquisa, v. 51, p. 1-14, 2021.
MEGGIATO, Amanda O.; CORSO, Helena V.; CORSO, Luciana V. Fluência de Leitura e Relações com a Compreensão: Revisão Sistemática de Literatura. No prelo.
NAVAS, A. L. G. P.; PINTO, J. C. B. R.; DELLISA, P. R. R. Avanços no conhecimento do processamento da fluência em leitura: da palavra ao texto. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 4, p. 553-559, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000400021. Acesso em: 24 abr. 2020.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Results from PISA 2018. Paris: [s.n.], 2019. 11 p. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa. Acesso em: 24 abr. 2020.
SALLES, J. F. de et al. Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 397-419, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8416. Acesso em: 21 maio 2020.
SALLES, J. F.; PICCOLO, L. R.; MINÁ, C. S. (orgs.). Avaliação da leitura de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). São Paulo: Vetor, 2017. (Manual ANELE 1)
SANTOS, S. et al. Cross-Lagged Relations among Linguistic Skills in European Portuguese: A Longitudinal Study. Reading Research Quarterly, v. 55, n. 2, p. 177-192, 2019.
SCHWANENFLUGEL, P. J. et al. Becoming a fluent and automatic reader in the early elementary school year. Reading Research Quarterly, v. 41, n. 4, p. 496-522, 2006.
SILVA, C.; FONSECA, B. V. Desempenho em fluência de leitura de escolares do 5º ano do ensino fundamental. Revista CEFAC. v. 23, n. 6, 2021.
SPINILLO, A. G.; PAULA, F. V.; MILLER, M. T. A. B. Da relação entre prosódia e compreensão leitora: considerações teóricas, metodológicas e controvérsias. Psicologia USP, v. 32, 2021.
YILDIRIM, K.; RASINSKI, T.; KAYA, D. Fluency and Comprehension of Narrative Texts in Turkish Students in Grades 4 through 8. Education 3-13, v. 47, n. 3, p. 348-357, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________