Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435294

Palavras-chave:

Conhecimento metacognitivo. Princípios de contagem. Matemática inicial

Resumo

Este artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Assis, Évelin F. de, & Corso, L. V. (2020). Relação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagem. Educação, 45(1), e52/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644435294