Competências diagnósticas dos professores: uma análise da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644471057Palavras-chave:
Competências diagnósticas, Julgamentos, ProfessoresResumo
Este ensaio visa realizar uma reflexão sobre as competências diagnósticas de professores com a finalidade de compreender e refletir acerca das relações entre tais competências e o desempenho dos estudantes. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, recorrendo-se às abordagens conceituais e às evidências de pesquisa na área. Foram estabelecidas quatro categorias de análise, a partir de uma análise livre do material encontrado: comparação dos julgamentos em diferentes áreas acadêmicas; comparação entre diferentes níveis de desempenho; influências nos julgamentos; e julgamentos de habilidades não acadêmicas. Tais categorias atuaram como meios para categorizar os artigos incluídos e oportunizar as reflexões com a finalidade de entender as relações supracitadas. Os resultados apontam que os professores têm mais facilidade para julgar o desempenho de alunos em leitura do que em matemática e de estudantes com desempenho típico em comparação a atípico. Além disso, as evidências de pesquisa indicam que os julgamentos docentes sofrem influências de aspectos que vão além do desempenho acadêmico dos alunos, como suas características sociodemográficas, de gênero, etnia e questões comportamentais. No que se refere aos julgamentos de habilidades não acadêmicas, os resultados evidenciam que tais julgamentos também impactam o desempenho acadêmico dos alunos. Conclui-se que realizar julgamentos diagnósticos sobre diferentes fatores relacionados aos alunos é uma tarefa complexa que demanda bastante preparo dos professores. Nesse sentido, destaca-se a necessidade e importância de que a formação docente, aliada a políticas públicas, consiga oferecer um suporte adequado para que os professores possam aprimorar suas habilidades e, consequentemente, qualificar sua prática.
Referências
ARTELT, Cordula; GRÄSEL, Cornelia. Diagnostische Kompetenz von Lehrkräften. Zeitschrift für Pädagogische Psychologie, v. 23, n. 34, p. 157–160, 2009.
ASSIS, Évelin F. de; CORSO, Luciana V. Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Perspectiva, v. 39, n. 2, p. 1-15, 2021.
ASSIS, Évelin F. de; MENEGOTTO, Letícia; VARGAS, Beatriz V. As características dos professores de 5º ano do Ensino Fundamental podem impactar o desempenho matemático de seus alunos? Perspectiva, v. 43, n. 3, p. 1-20, 2025.
ASSIS, Évelin F. de; MENEGOTTO, Letícia; VARGAS, Beatriz V. Existem relações entre a qualidade da formação inicial de professores e sua atuação docente na
Educação Básica? Roteiro, v. 48, e34228, p. 1-33, 2024.
BALBI, Alejandra; RUIZ, Carola; GARCÍA, Paola. Hay diferencias en la habilidad del docente para identificar dificultades en cálculo y en lectura? Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v. 9, n. 1, p. 47–55, 2017.
BLÖMEKE, Sigrid; GUSTAFSSON, Jan-Eric; SHAVELSON, Richard. J. Beyond Dichotomies: Competence Viewed as a Continuum. Zeitschrift für Psychologie, v. 223, n. 1, p. 3–13, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: resumo técnico. Brasília, DF: Inep, 2021a.
BRASIL. Relatório de resultados do Saeb 2019: volume 1: 5o e 9o anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021b.
CANAL, Luisa et al. Consistency in teachers’ judgments. European Journal of Psychology of Education, v. 27, n. 3, p. 319–327, 2012.
CARBONNEAU, Kira J. Teacher judgments of student mathematics achievement: the moderating role of student-teacher conflict. Educational Psychology, v. 40, n. 10, p. 1211–1229, 2020.
CARMICHAEL, Colin. Discrepancies between Standardised Testing and Teacher Judgements in an Australian Primary School Context. Mathematics Teacher Education and Development, v. 17, n. 1, p. 62–75, 2015.
FEITOSA, Fabio Biasotto; DEL PRETTE, Zilda A. P.; LOUREIRO, Sonia Regina. Acuracidade do professor na identificação de alunos com dificuldade de aprendizagem. Temas psicol. (On-line), v. 15, n. 2, p. 237–247, 2007.
GABRIELE, Anthony. J.; JORAM, Elana; PARK, Ki H. Elementary mathematics teachers’ judgment accuracy and calibration accuracy: Do they predict students’ mathematics achievement outcomes? Learning and Instruction, v. 45, p. 49–60, 2016.
GARCIA, Elisa B.; SULIK, Michael J.; OBRADOVIĆ, Jelena. Teachers’ perceptions of students’ executive functions: Disparities by gender, ethnicity, and ELL status. Journal of Educational Psychology, v. 111, n. 5, p. 918–931, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GLASCOE, Frances P. Can Teachers’ Global Ratings Identify Children with Academic Problems? Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 22, n. 3, p. 163–168, 2001.
HOGE, Robert D.; COLADARCI, Theodore. Teacher-Based Judgments of Academic Achievement: A Review of Literature. Review of Educational Research, v. 59, n. 3, p. 297-313, 1989.
HOSOYA, Georg et al. Absolute and Relative Judgment Accuracy: Early Childhood Teachers’ Competence to Evaluate Children’s Mathematical Skills. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 701730, 2021.
KAISER, Johanna et al. Achievement and engagement: How student characteristics influence teacher judgments. Learning and Instruction, v. 28, p. 73–84, 2013.
KAISER, Johanna; SÜDKAMP, Anna; MÖLLER, Jens. The effects of student characteristics on teachers’ judgment accuracy: Disentangling ethnicity, minority status, and achievement. Journal of Educational Psychology, v. 109, n. 6, p. 871–888, 2017.
KILDAY, Carolyn R. et al. Accuracy of Teacher Judgments of Preschoolers’ Math Skills. Journal of Psychoeducational Assessment, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 148–159, 2012.
KOWALSKI, Kurt et al. The accuracy of teachers’ judgments for assessing young children’s emerging literacy and math skills. Psychology in the Schools, v. 55, n. 9, p. 997–1012, 2018.
KOLOVOU, Dimitra et al. Content-specificity of teachers’ judgment accuracy regarding students’ academic achievement. Teaching and Teacher Education, v. 100, p. 103298, 2021.
LEUDERS, Timo et al. Diagnostic Competence of Mathematics Teachers: Unpacking a Complex Construct. In: LEUDERS, Timo; PHILIPP, Kathleen; LEUDERS, Juliane. (Org.). Diagnostic Competence of Mathematics Teachers Unpacking a Complex Construct in Teacher Education and Teacher Practice. Springer International Puslishing, 2018. p. 3–33. E-book.
LOIBL, Katharina; LEUDERS, Timo; DÖRFLER, Tobias. A Framework for Explaining Teachers’ Diagnostic Judgements by Cognitive Modeling (DiaCoM). Teaching and Teacher Education, v. 91, p. 103059, 2020.
MACHTS, Nils et al. Accuracy of teachers’ judgments of students’ cognitive abilities: A meta-analysis. Educational Research Review, v. 19, p. 85–103, 2016.
MARTÍNEZ, José Felipe; STECHER, Brian; BORKO, Hilda. Classroom Assessment Practices, Teacher Judgments, and Student Achievement in Mathematics: Evidence from the ECLS. Educational Assessment, v. 14, n. 2, p. 78–102, 2009.
MCKEVETT, Nicole M.; KISS, Allyson J. The influence of data on teachers’ judgments of students’ early reading and math skills. Psychology in the Schools, v. 56, n. 7, p. 1157–1172, 2019.
OUDMAN, Sophie et al. Effects of different cue types on the accuracy of primary school teachers’ judgments of students’ mathematical understanding. Teaching and Teacher Education, v. 76, p. 214–226, 2018.
READY, Douglas D.; WRIGHT, David L. Accuracy and Inaccuracy in Teachers’ Perceptions of Young Children’s Cognitive Abilities: The Role of Child Background and Classroom Context. American Educational Research Journal, v. 48, n. 2, p. 335–360, 2011.
REISS, Kristina; OBERSTEINER, Andreas. Competence Models as a Basis for Defining, Understanding, and Diagnosing Students’ Mathematical Competences. In: FRITZ, Annemarie; HAASE, Vitor Geraldo; RÄSÄNEN, Pekka. (Org.). International Handbook of Mathematical Learning Difficulties. Cham: Springer International Publishing AG, 2019. p. 43–56. E-book.
ROBINSON-CIMPIAN, Joseph P. et al. Teachers’ perceptions of students’ mathematics proficiency may exacerbate early gender gaps in achievement. Developmental Psychology, v. 50, n. 4, p. 1262–1281, 2014.
SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice Mattos Parente. Relação entre desempenho infantil em linguagem escrita e percepção do professor. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 687–709, 2007.
SHILSHTEIN, Evguenia; MARGALIT, Malka. Discrepancies between perceptions of first-grade students at risk for learning disabilities, their parents and teachers. European Journal of Special Needs Education, v. 34, n. 5, p. 702–711, 2019.
SNOWLING, Margaret J. et al. Identification of children at risk of dyslexia: The validity of teacher judgements using “Phonic Phases”. Journal of Research in Reading, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 157–170, 2011.
SOUSA, Angélica Silva de.; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de.; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n. 43, p. 64-83, 2021.
SÜDKAMP, Anna; KAISER, Johanna; MÖLLER, Jens. Accuracy of teachers’ judgments of students’ academic achievement: A meta-analysis. Journal of Educational Psychology, v. 104, n. 3, p. 743–762, 2012.
TEISL, James T.; MAZZOCCO, Michèle M. M.; MYERS, Gwen F. The Utility of Kindergarten Teacher Ratings for Predicting Low Academic Achievement in First Grade. Journal of Learning Disabilities, v. 34, n. 3, p. 286–293, 2001.
UPADYAYA, Katja; ECCLES, Jacquelynne. Do teachers’ perceptions of children’s math and reading related ability and effort predict children’s self-concept of ability in math and reading? Educational Psychology, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 110–127, 2015.
URHAHNE, Detlef; WIJNIA, Lisette. A review on the accuracy of teacher judgments. Educational Research Review, v. 32, p. 100374, 2021.
WOODS-GROVES, Suzanne et al. Examining teachers’ perceptions of K-11 students’ 21st century skills and student performance. Psychology in the Schools, v. 56, n. 9, p. 1434–1454, 2019.
ZHU, Mingjing; URHAHNE, Detlef. Assessing teachers’ judgements of students’ academic motivation and emotions across two rating methods. Educational Research and Evaluation, v. 20, n. 5, p. 411–427, 2014.
ZHU, Mingjing; URHAHNE, Detlef; RUBIE-DAVIES, Christine M. The longitudinal effects of teacher judgement and different teacher treatment on students’ academic outcomes. Educational Psychology, v. 38, n. 5, p. 648–668, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

