O papel da memória de trabalho e da consciência fonêmica na escrita de números

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491162

Palavras-chave:

Transcodificação numérica, Memória de trabalho, Consciência Fonêmica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as relações entre a memória de trabalho e a consciência fonêmica como preditoras da habilidade de escrita de números (transcodificação numérica). Para tanto, foi considerada a avaliação de 127 crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de escolas municipais de Porto Alegre-RS quanto à transcodificação numérica (escrita de números), à consciência fonêmica (supressão de fonemas) e à memória de trabalho (componentes fonológico, visuoespacial e executivo central). Quando consideradas todas as competências cognitivas avaliadas, foi verificado significativo poder de predição da idade, da quantidade de algarismos do numeral e dos componentes fonológico e executivo central da memória de trabalho sobre o desempenho em escrita de números. Foi constatado, ainda, um pequeno efeito de mediação da consciência fonêmica na relação entre memória de trabalho e transcodificação numérica. Assim, evidenciou-se a influência de competências cognitivas linguísticas na transcodificação numérica, aspecto a ser considerado quando pensadas estratégias pedagógicas em sala de aula.

Biografia do Autor

Mariele Grösz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação (2022) na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Licenciada em Pedagogia (2018) pela mesma universidade. Atua como professora em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Porto Alegre (RS) e no Colégio La Salle Santo Antônio. Suas atividades e interesses de pesquisa se relacionam com os temas: psicologia cognitiva, psicopedagogia, ensino e aprendizagem da matemática e alfabetização.

Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta na área de Psicopedagogia do Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, com período de Doutorado Sanduíche (2020), financiado pelo programa PDSE - CAPES/PRINT, na Universidade de Salamanca - Espanha. Mestra em Educação (2017) e Licenciada em Matemática (2013) também pela UFRGS. Especialista em Psicopedagogia (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os interesses de pesquisa incluem o processo de aprendizagem da matemática inicial; diversidades na aprendizagem e suas dificuldades, especialmente na matemática; aprendizagem de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH; dificuldades e transtornos específicos da aprendizagem; habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da matemática; relação entre leitura e matemática; cognição numérica; formação de professores.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Aposentada Convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (1996) e realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Oxford/UK (2009 e 2014). Foi editora Associada da Revista Educação e Realidade da Faculdade de Educação de 2015 a 2020 e coordenadora adjunta do PPGEdu (2019), função que já exercera nos anos de 2013-2014 e foi membro da Câmara de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2018 a 2020. Atualmente é consultora de várias revistas nacionais e internacionais e revisora de agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. É vice-líder do Grupo de Estudos em Cognição Numérica e Leitura UFRGS/CNPq. Os interesses de pesquisa incluem formação de professores, diversidade na aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, aprendizagem da Matemática inicial e suas dificuldades em diferentes grupos de crianças, incluindo crianças surdas e crianças com TDAH, aprendizagem da estimativa numérica, relações entre inteligência e aprendizagem e a descrição de precursores do desempenho matemático.

Referências

ANGELINI, A. L. ALVES, et. al. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala especial. São Paulo: Centro Editor de Teses e Pesquisas em Psicologia, 1999.

BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Working Memory. In.: G. H. BOWER. (Ed.). The psycology of learning and motivation. London: Academic Press, 1974. P. 47-91.

BARROUILLET, P.; CAMOS, V.; PERRUCHET, P. SERON, X. ADAPT: A developmental, asemantic, and procedural model for transcoding from verbal to Arabic numerals. Psychological Review, v. 111, p. 368–394, 2004.

BRASIL (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017

CLAYTON, F. J., et al. Wo-digit number writing and arithmetic in Year 1 children: Does number word inversion matter? Cognitive Development, v. 56, p. 1-14, 2020.

DELOCHE, G.; SERON, X. Numerical transcoding: A general production model. In G. DELOCHE, G.; SERON, X. (Org.), Mathematical disabilities: A cognitive neuropsychological perspective. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987. P 137-179.

FREITAS, G. Sobre a Consciência Fonológica. In: LAMPRECHT, R. (Org.). Aquisição Fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. P 179-192.

FREITAS, N.; FERREIRA, F. O.; HAASE, V. G. Aspectos linguísticos envolvidos na habilidade de transcodificar entre diferentes representações. Ciências & Cognição, v.. 17, n. 1, p. 2-15 2012.

GEARY, D. C. Cognitive predictors of achievement growth in mathematics: A 5-year longitudinal study. Developmental Psychology, v. 47, n. 6, p. 1539–1552, 2011.

HABERMANN, S., et al.The critical role of Arabic numeral knowledge as a longitudinal predictor of arithmetic development. Journal of Experimental Child Psychology, v. 193, p. 1-15, 2020.

IMBO, I., et al. Sixty-four or four-and-sixty? The influence of language and working memory on children’s number transcoding. Numerical Development — from cognitive functions to neural underpinnings. Frontiers in Psychology, v. 5, n. 313, p. 1-10, 2014.

KRINZINGER, H., et al. Differential language effects on numerical skills in second grade. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 42, p. 614–629, 2011.

LOPES-SILVA, J. B., et al. Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology. v. 5, n.13, 2014.

LOPES-SILVA, J. B., et al. What Is Specif and What Is Shared Between Numbers and Words? Frontiers in Psychology, v. 7, n. 22, 2016.

MAICOIR., J.; LAFAY, A.; HUDON, C. The Impairment of Number Transcoding Abilities in Individuals with Amnestic Mild Cognitive Impairment and Alzheimer Disease: Associations With Attentional and Executive Functions. Cognitive and Behavioral Neurology, v. 33, n. 1, 2020.

MCCLOSKEY, M. Cognitive mechanisms in numerical processing: Evidence from acquired dyscalculia. Cognition, v. 44, p. 107–157, 1992.

MCCLOSKEY, M., CARAMAZZA, A., & BASILI, A. Cognitive mechanisms in number-processing and calculation: Evidence from dyscalculia. Brain and Cognition, v. 4, p. 171–196, 1985.

MORIYAMA, Y., et al. Detailed analysis of error patterns in the number-transcoding task on the Japanese version of the Rapid Dementia Screening Test. Psychogeriatrics: The Official Journal of the Japanese Psychogeriatric Society, v. 16, n. 3, p. 1-6, 2016

MOURA, R J., et al. From “Five” to 5 for 5 minutes: Arabic number transcoding as a short, specific, and sensitive screening tool for mathematics learning difficulties. Archives of Clinical Neuropsychoogy v. 30, p. 88–98, 2015.

MOURA, R J., et al. Transcoding abilities in typical and atypical mathematics achievers: the role of working memory, procedural and lexical competencies. Journal of Experimental Child Psychology, v. 116, p. 707–727, 2013.

NOGUES, C. P.; DORNELES, B. V. Systematic review on the precursors of initial mathematical performance. International Journal of Educational Research Open, 2–2(January), p. 1–17, 2021.

NOGUES, C. P., et al. Habilidades Cognitivas Preditoras do Desempenho Aritmético de Crianças de 3º e 4º anos. SciELO Preprints, 2021.

NORMAN, Geoffrey R.; STREINER, David L. Path analysis and structural equation modeling. In: NORMAN, Geoffrey R.; STREINER, David L. PDQ Statistics. 3. ed. Hamilton: BC Decker Inc, 2003. p. 156-176.

PAUL, J. M., et al. Reading and math tests differentially predict number transcoding and number fact speed longitudinally: A random intercept cross-lagged panel approach. Journal of Educational Psychology, v. 111, n. 2, p. 299–313, 2019.

PICKERING, S. J.; GATHERCOLE, S. E. Working Memory Test Battery for Children. London: Psychological Corporation Europe, 2001.

PIXNER, S., et al. One language, two number-word systems and many problems: numerical cognition in the Czech language. Research on Developmental Disabilities, v. 32, p. 2683-2689, 2011.

PONCIN, A.; VAN RINSVELD, A. SCHILTZ, C. Units-first or tens-first: Does language matter when processing visually presented two-digit numbers? Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 73, n. 5, p. 726-738, 2019.

POWER, R. J. D.; DAL MARTELLO, M. F. The dictation of Italian numerals. Language and Cognitive Processes, v. 5, p. 237–254, 1990.

RADDATZ, J., et al. Comorbidity of Arithmetic and Reading Disorder: Basic Number Processing and Calculation in Children With Learning Impairments. Journal of Learning Disabilities, v. 50, n. 3 p. 298-308, 2017.

RAVEN, J. C. Matrizes progressivas de Raven: Manual. São Paulo: Pearson, 2000.

STEIN, L. M. TDE - Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

STEINER, A. F., et al. Twenty-four or four-and-twenty: Language modulates cross-modal matching for multidigit numbers in children and adults. Journal of Experimental Child Psychology, v. 202, p. 1-18, 2021.

TEIXEIRA, R. M., MOURA, R. J. Arabic number writing in children with developmental dyslexia. Estudos de Psicologia, v. 37, p. 1-15, 2020.

TING, S. K. S., et al. Characteristics of number transcoding errors of Chinese- versus English-speaking Alzheimer's disease patients. Neurocase, v. 22, p. 469-471, 2016.

VAN DER VEN, S. H. G.; KLAIBER, J. D.; VAN DER MAAS, H. L. J. Four and twenty blackbirds: how transcoding ability mediates the relationship between visuospatial working memory and math in a language with inversion. Educational Psychology, v. 37, n. 4, p. 487-505, 2017.

ZUBER, J., et al. On the language specificity of basic number processing: transcoding in a language with inversion and its relation to working memory capacity. Journal of Experimental Child Psychology, v. 102, p. 60-77, 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Grösz, M., Nogues, C. P., & Dorneles, B. V. (2025). O papel da memória de trabalho e da consciência fonêmica na escrita de números. Educação, 50(1), e122/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644491162