O papel da memória de trabalho e da consciência fonêmica na escrita de números
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491162Palavras-chave:
Transcodificação numérica, Memória de trabalho, Consciência FonêmicaResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as relações entre a memória de trabalho e a consciência fonêmica como preditoras da habilidade de escrita de números (transcodificação numérica). Para tanto, foi considerada a avaliação de 127 crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de escolas municipais de Porto Alegre-RS quanto à transcodificação numérica (escrita de números), à consciência fonêmica (supressão de fonemas) e à memória de trabalho (componentes fonológico, visuoespacial e executivo central). Quando consideradas todas as competências cognitivas avaliadas, foi verificado significativo poder de predição da idade, da quantidade de algarismos do numeral e dos componentes fonológico e executivo central da memória de trabalho sobre o desempenho em escrita de números. Foi constatado, ainda, um pequeno efeito de mediação da consciência fonêmica na relação entre memória de trabalho e transcodificação numérica. Assim, evidenciou-se a influência de competências cognitivas linguísticas na transcodificação numérica, aspecto a ser considerado quando pensadas estratégias pedagógicas em sala de aula.
Referências
ANGELINI, A. L. ALVES, et. al. Matrizes Progressivas Coloridas de Raven – Escala especial. São Paulo: Centro Editor de Teses e Pesquisas em Psicologia, 1999.
BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Working Memory. In.: G. H. BOWER. (Ed.). The psycology of learning and motivation. London: Academic Press, 1974. P. 47-91.
BARROUILLET, P.; CAMOS, V.; PERRUCHET, P. SERON, X. ADAPT: A developmental, asemantic, and procedural model for transcoding from verbal to Arabic numerals. Psychological Review, v. 111, p. 368–394, 2004.
BRASIL (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017
CLAYTON, F. J., et al. Wo-digit number writing and arithmetic in Year 1 children: Does number word inversion matter? Cognitive Development, v. 56, p. 1-14, 2020.
DELOCHE, G.; SERON, X. Numerical transcoding: A general production model. In G. DELOCHE, G.; SERON, X. (Org.), Mathematical disabilities: A cognitive neuropsychological perspective. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987. P 137-179.
FREITAS, G. Sobre a Consciência Fonológica. In: LAMPRECHT, R. (Org.). Aquisição Fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. P 179-192.
FREITAS, N.; FERREIRA, F. O.; HAASE, V. G. Aspectos linguísticos envolvidos na habilidade de transcodificar entre diferentes representações. Ciências & Cognição, v.. 17, n. 1, p. 2-15 2012.
GEARY, D. C. Cognitive predictors of achievement growth in mathematics: A 5-year longitudinal study. Developmental Psychology, v. 47, n. 6, p. 1539–1552, 2011.
HABERMANN, S., et al.The critical role of Arabic numeral knowledge as a longitudinal predictor of arithmetic development. Journal of Experimental Child Psychology, v. 193, p. 1-15, 2020.
IMBO, I., et al. Sixty-four or four-and-sixty? The influence of language and working memory on children’s number transcoding. Numerical Development — from cognitive functions to neural underpinnings. Frontiers in Psychology, v. 5, n. 313, p. 1-10, 2014.
KRINZINGER, H., et al. Differential language effects on numerical skills in second grade. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 42, p. 614–629, 2011.
LOPES-SILVA, J. B., et al. Phonemic awareness as a pathway to number transcoding. Frontiers in Psychology. v. 5, n.13, 2014.
LOPES-SILVA, J. B., et al. What Is Specif and What Is Shared Between Numbers and Words? Frontiers in Psychology, v. 7, n. 22, 2016.
MAICOIR., J.; LAFAY, A.; HUDON, C. The Impairment of Number Transcoding Abilities in Individuals with Amnestic Mild Cognitive Impairment and Alzheimer Disease: Associations With Attentional and Executive Functions. Cognitive and Behavioral Neurology, v. 33, n. 1, 2020.
MCCLOSKEY, M. Cognitive mechanisms in numerical processing: Evidence from acquired dyscalculia. Cognition, v. 44, p. 107–157, 1992.
MCCLOSKEY, M., CARAMAZZA, A., & BASILI, A. Cognitive mechanisms in number-processing and calculation: Evidence from dyscalculia. Brain and Cognition, v. 4, p. 171–196, 1985.
MORIYAMA, Y., et al. Detailed analysis of error patterns in the number-transcoding task on the Japanese version of the Rapid Dementia Screening Test. Psychogeriatrics: The Official Journal of the Japanese Psychogeriatric Society, v. 16, n. 3, p. 1-6, 2016
MOURA, R J., et al. From “Five” to 5 for 5 minutes: Arabic number transcoding as a short, specific, and sensitive screening tool for mathematics learning difficulties. Archives of Clinical Neuropsychoogy v. 30, p. 88–98, 2015.
MOURA, R J., et al. Transcoding abilities in typical and atypical mathematics achievers: the role of working memory, procedural and lexical competencies. Journal of Experimental Child Psychology, v. 116, p. 707–727, 2013.
NOGUES, C. P.; DORNELES, B. V. Systematic review on the precursors of initial mathematical performance. International Journal of Educational Research Open, 2–2(January), p. 1–17, 2021.
NOGUES, C. P., et al. Habilidades Cognitivas Preditoras do Desempenho Aritmético de Crianças de 3º e 4º anos. SciELO Preprints, 2021.
NORMAN, Geoffrey R.; STREINER, David L. Path analysis and structural equation modeling. In: NORMAN, Geoffrey R.; STREINER, David L. PDQ Statistics. 3. ed. Hamilton: BC Decker Inc, 2003. p. 156-176.
PAUL, J. M., et al. Reading and math tests differentially predict number transcoding and number fact speed longitudinally: A random intercept cross-lagged panel approach. Journal of Educational Psychology, v. 111, n. 2, p. 299–313, 2019.
PICKERING, S. J.; GATHERCOLE, S. E. Working Memory Test Battery for Children. London: Psychological Corporation Europe, 2001.
PIXNER, S., et al. One language, two number-word systems and many problems: numerical cognition in the Czech language. Research on Developmental Disabilities, v. 32, p. 2683-2689, 2011.
PONCIN, A.; VAN RINSVELD, A. SCHILTZ, C. Units-first or tens-first: Does language matter when processing visually presented two-digit numbers? Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 73, n. 5, p. 726-738, 2019.
POWER, R. J. D.; DAL MARTELLO, M. F. The dictation of Italian numerals. Language and Cognitive Processes, v. 5, p. 237–254, 1990.
RADDATZ, J., et al. Comorbidity of Arithmetic and Reading Disorder: Basic Number Processing and Calculation in Children With Learning Impairments. Journal of Learning Disabilities, v. 50, n. 3 p. 298-308, 2017.
RAVEN, J. C. Matrizes progressivas de Raven: Manual. São Paulo: Pearson, 2000.
STEIN, L. M. TDE - Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
STEINER, A. F., et al. Twenty-four or four-and-twenty: Language modulates cross-modal matching for multidigit numbers in children and adults. Journal of Experimental Child Psychology, v. 202, p. 1-18, 2021.
TEIXEIRA, R. M., MOURA, R. J. Arabic number writing in children with developmental dyslexia. Estudos de Psicologia, v. 37, p. 1-15, 2020.
TING, S. K. S., et al. Characteristics of number transcoding errors of Chinese- versus English-speaking Alzheimer's disease patients. Neurocase, v. 22, p. 469-471, 2016.
VAN DER VEN, S. H. G.; KLAIBER, J. D.; VAN DER MAAS, H. L. J. Four and twenty blackbirds: how transcoding ability mediates the relationship between visuospatial working memory and math in a language with inversion. Educational Psychology, v. 37, n. 4, p. 487-505, 2017.
ZUBER, J., et al. On the language specificity of basic number processing: transcoding in a language with inversion and its relation to working memory capacity. Journal of Experimental Child Psychology, v. 102, p. 60-77, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

