Valorização docente no período da implementação da política de massificação da educação básica pública e das reformas curriculares em Moçambique (2004 - 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486679

Palavras-chave:

Trabalho, Valorização docente, Educação pública

Resumo

Na implementação das políticas públicas educacionais em Moçambique, o docente é considerado como um profissional crucial e indispensável para o sucesso desse processo, o que remete a ideia de que este deveria ser muito valorizado. Neste artigo refletiu-se sobre a valorização docente no período de implementação da política de massificação da educação básica pública e das reformas curriculares no país. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e bibliográfica que recorreu à análise documental e produção acadêmica das temáticas inerentes à valorização docente, como técnicas de coleta de dados. A análise temática das informações revelou que no período em alusão, especialmente de 2016 até então, o processo de massificação da educação básica pública e das reformas curriculares vigentes não tem sido acompanhado por políticas e ações de valorização docente. Em consequência disso, a docência é exercida em ambientes e condições de trabalho majoritariamente precários, caraterizados pela falta e/ou insuficiência de materiais e infraestruturas escolares condignas, perdas e rebaixamentos salariais, falta de benefícios sociais, estagnação na carreira, sobrecarga de trabalho devido ao elevado número de alunos nas turmas e quantidade de disciplinas lecionadas, bem como desvalorização social, falta de capacitação e formação profissional para lidar com as reformas curriculares de modo eficaz. Estes aspectos repercutem negativamente no cotidiano docente, na qualidade de educação pública, na satisfação e motivação profissional e, possivelmente, na saúde mental desses profissionais. Diante dessa realidade constatada, sugere-se o desenvolvimento de pequisas futuras que busquem compreender as implicações dessas condições na saúde mental docente.

Biografia do Autor

Gildo Aliante, Universidade Save

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Save, afeto na Faculdade de Educação e Psicologia, Extensão da Massinga, Massinga, Inhambane, Moçambique.

Jussara Maria Rosa Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora do PPG em Psicologia Social e Institucional e PPG em Política Social e Serviço Social, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Aliante, G., & Mendes, J. M. R. (2025). Valorização docente no período da implementação da política de massificação da educação básica pública e das reformas curriculares em Moçambique (2004 - 2022). Educação, 50(1), e36/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644486679

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