As transformações dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar na profissão docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485365

Palavras-chave:

Ciências da Educação, Investigação, Identidade, Formação de professores

Resumo

Neste trabalho analisamos desafios colocados à identidade e formação de professores pelas transformações epistemológicas produzidas no campo dos saberes a ensinar e no domínio dos saberes necessarios para ensinar. Admitimos que o professor é um trabalhador cognitivo que mobiliza saberes oriundos do campo dos saberes a ensinar e no campo dos saberes para ensinar, admitindo que a sua ação não se limita a transpor estes dois tipos de saber.  Assim num primeiro momento refletimos sobre             as transformações da estrutura epistemológica dos saberes a ensinar tendo por base um conjunto de trabalhos que refletem sobre os desafios colocados pelas “Ciências de Ponta”. Num segundo momento propomos uma análise sucinta da evolução que se produziu nas estruturas de investigação das Ciências da Educação e da sua relação com as práticas e narrativas profissionais. Antes de sintetizarmos a nossa reflexão propomos uma deambulação sobre os saberes da ação e o seu modo discreto de existência.

Biografia do Autor

Jose Alberto Azevedo Vasconcelos Correia, Universidade do Porto

Possui graduação em Engenharia Electrotécnica - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1974), Mestrado em Ciências da Educação - Universite de Bordeaux Ii (1983) e Doutorado em Ciências da Educação - Universite de Bordeaux Ii (1987). Atualmente é Professor Catedrático e Presidento do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Desenvolvimento local e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção Identitária da Carreira Docente e Mediação como Dispositivo de Coesão Social

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Correia, J. A. A. V. (2025). As transformações dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar na profissão docente. Educação, 50(1), e14/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485365

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