Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em Ongs

Autores

  • Deivis Perez UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448472

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores, Educação não formal.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448472

 

Este artigo apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar a definição e abordagem de currículo norteadores da formação de professores para o trabalho na educação não formal em organizações não governamentais (Ongs). Optou-se pela perspectiva qualitativa de pesquisa e estudo de caso do curso Formação de Professores para Ongs, desenvolvido por Ong de São Paulo-SP. Os instrumentos de pesquisa foram: análise dos documentos do curso, entrevistas semidiretivas com formadores e coordenador e revisão da literatura. Nesse curso define-se currículo como caminho a ser percorrido por alunos e formadores e como organizador das temáticas estudadas. Adota-se abordagem nomeada Currículo Integrado, em que o ensino ocorre pelo estudo de situações-problema e projetos integradores das aprendizagens. Ao final, sugere-se aperfeiçoamento do curso e seguem informações que, espera-se, apoiem a produção ulterior de pesquisas comparativas.

 

Biografia do Autor

Deivis Perez, UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar

Deivis Perez - Professor doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da UNESP. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Assis, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Perez, D. (2014). Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em Ongs. Educação, 39(2), 379–390. https://doi.org/10.5902/198464448472

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.