“Professora, vem ver! O Paulo vai ter neném!": gênero, sexualidade e formação de professores/as

Autores

  • Tiago Duque Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448205

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Formação de professores.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448205

Este texto discute diferentes experiências que revelam compreensões, dilemas e facilidades diante da questão de gênero e sexualidade na formação de professores/as. Principalmente através de uma perspectiva teórica pós-estruturalista, aqui se pensa as experiências vividas pelo autor referentes a relatos (seus contextos e significados) que foram colhidos durante o seu trabalho como professor universitário, pesquisador no campo do gênero e da sexualidade e militante em prol da diversidade sexual. Com essas práticas educativas refletidas teoricamente conclui-se que um início possível para pensar formação de professores/as e questões de gênero e sexualidade é, a partir dos estranhamentos às transgressões nas salas de aula, deixar emergir a diferença e pensá-la criticamente em busca de experiências ainda não vividas, e não necessariamente em busca de um respeito à diversidade.

Biografia do Autor

Tiago Duque, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Sociologia pela UFSCAR e Doutorando em Ciências Sociais na UNICAMP. Professor de Antropologia e Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) da PUC Campinas. Professor coordenador dos alunos/as bolsistas de sociologia do PIBID/CAPES (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia)

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Duque, T. (2014). “Professora, vem ver! O Paulo vai ter neném!": gênero, sexualidade e formação de professores/as. Educação, 39(3), 653–664. https://doi.org/10.5902/198464448205

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.