Relações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440318

Palavras-chave:

Formação de professores, Gênero, Desigualdade.

Resumo

O presente artigo apresenta dados relativos as relações e desigualdade de gênero em cursos de formação inicial de professores no Brasil buscando verificar em uma perspectiva multivariada as nuances desta desigualdade. Neste sentido, buscou-se, a partir do emprego de técnicas de análise multivariada de dados, verificar o impacto da questão de gênero em diferentes indicadores socioeconômicos de 197.625 estudantes de licenciatura no Brasil, compreendendo 78.088 alunos de instituições públicas e 119.537 de privadas, partindo-se da diferenciação teórica dos conceitos de sexo e gênero, partindo-se da premissa de que feminino e masculino dividem a amostra trabalhada pelo caractere do sexo biológico ao mesmo tempo em que o conceito de gênero é aqui compreendido como um instrumento de sedimentação da dominação do masculino sobre o feminino. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo quali/quantitativo e emprega a técnica estatística multivariada de Análise de Correspondência (AC).  Conclusivamente, discute-se que desigualdade de gênero nos cursos de formação de professores no Brasil vai além da desigualdade direta, isto é, o desequilíbrio no número de matriculados por sexo, refletindo também em desigualdade de renda, trabalho e condições para estudo.

Biografia do Autor

Daniel de Freitas Nunes, Professor da Educação Básica, Científica e Tecnológica - EBTT do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica Goiano - IF GOIANO

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisa na área de educação com ênfase em camadas populares e educação superior pública e formação inicial de professores. É mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na extração, sistematização, organização e apresentação de dados educacionais a partir de bases de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP/MEC tais como microdados do Enade, Censo da Educação Superior, Enem, Saeb e Prova Brasil com especial ênfase na extração de informações socioeconômicas e de desempenho acadêmico. É professor EBTT do Instituto Federal Goiano - IF GOIANO. 

Etiene Fabbrin Pires, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003), doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins, atuando na Graduação (modalidades Bacharelado e Licenciatura) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação - Mestrado). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, nos seguintes temas: Paleobotânica, Paleoecologia, Paleoclimatologia, Ensino de Paleontologia. Também possui experiência na Formação de Professores, atuando nos programas PARFOR e EAD nas disciplinas de Estágio na Licenciatura, e Residência Pedagógica.Mãe de duas filhas, esteve de licença maternidade entre janeiro a junho de 2007, e entre setembro de 2017 a março de 2018. Foi bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq de 2015 a 2018.

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Sou Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordeno o Programa de Extensão Biblioteca Viva UFT (quarto lugar no 1 Prêmio de Inovação em Bibliotecas - Elsevier/SNBU-2018). Coordenei a Biblioteca Professor José Torquato Carolino (UFT-CUP) de 2017 a 2019. Sou aluno de Doutorado em Educação (UFPB) e mestre em Educação (UFT); Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (Centro Universitário Claretiano de Batatais - SP); Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). Sou membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidade e Direitos (UFT), do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Políticas Curriculares e Educativas (NEPCE-UFT) e do Grupo de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia - LEGEO. Atuei como consultor/profissional especializado em ciências sociais aplicadas na Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, Direitos Humanos e Equidade - SUMUDHE/Palmas/TO. Participei de projetos sociais na implantação de bibliotecas em paradas de ônibus e açougues no DF de 2006 a 2009.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Nunes, D. de F., Pires, E. F., & Maia, M. F. G. (2020). Relações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada. Educação, 45(1), e102/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440318

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