Relações de gênero, renda e trabalho em microdados sobre formação inicial de professores/as no Brasil: uma análise multivariada
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440318Palavras-chave:
Formação de professores, Gênero, Desigualdade.Resumo
O presente artigo apresenta dados relativos as relações e desigualdade de gênero em cursos de formação inicial de professores no Brasil buscando verificar em uma perspectiva multivariada as nuances desta desigualdade. Neste sentido, buscou-se, a partir do emprego de técnicas de análise multivariada de dados, verificar o impacto da questão de gênero em diferentes indicadores socioeconômicos de 197.625 estudantes de licenciatura no Brasil, compreendendo 78.088 alunos de instituições públicas e 119.537 de privadas, partindo-se da diferenciação teórica dos conceitos de sexo e gênero, partindo-se da premissa de que feminino e masculino dividem a amostra trabalhada pelo caractere do sexo biológico ao mesmo tempo em que o conceito de gênero é aqui compreendido como um instrumento de sedimentação da dominação do masculino sobre o feminino. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um estudo quali/quantitativo e emprega a técnica estatística multivariada de Análise de Correspondência (AC). Conclusivamente, discute-se que desigualdade de gênero nos cursos de formação de professores no Brasil vai além da desigualdade direta, isto é, o desequilíbrio no número de matriculados por sexo, refletindo também em desigualdade de renda, trabalho e condições para estudo.
Referências
AGENOR, Pierre-Richard; CANUTO, Otaviano;. Gender equality and economic growth in Brazil: A long-run analysis. Journal of Macroeconomics, Athens (Georgia), v.43, s/n, p.155-172, 2015.
APPLE, Michael Whitman. Controlando o trabalho docente. In:APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política de classe e gênero em educação. Porto Alegre: Artemédicas, 1995. P.31-81
BRAVERMAN, Harry. Part V: the working class. In:BRAVERMAN, Hrarry. Labor and monopoly capital: the degradation of work in the twentieth century. New York: Monthly Review Press, 1998. p. 261-294.
BRITO, Márcia Regina Ferreira. ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas Licenciaturas. Avaliação, Campinas, v.12 n.3, p.135-158, 2007.
BRITTO, Ariana Martins de.; WALTENBERG, Fabio. É atrativo tornar-se professor do Ensino Médio no Brasil? Evidências com base em decomposições paramétricas e não-paramétricas. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 44, n.1, p. 5-44, jan.-mar. 2014.
BOURDIEU, Pierre.; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional brasileiro, Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 1, jan./abr. 2015.
CARVALHO, Marilia Gomes de; SOBREIRA, Josimeire de Lima. Gênero nos cursos de engenharia de uma universidade tecnológica brasileira. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, n. 733, 2008.
CARVALHO, Marília; STRUNCHINER, Cláudio José. Análise de Correspondência:
Uma aplicação do método à avaliação de serviços de vacinação.Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, Vol. 8, n. 3, pp. 287¬301, jul/set. 1992.
CARRARA, Sérgio. Moralidades, racionalidades e políticas sexuais no brasil contemporâneo. Mana: Estudos de Antropologia Social, v. 21, n. 2, p. 323-345, ago. 2015.
CRESWELL, Jhon. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4.ed. Boston: Pearson, 2012.
DEVECHI, Cátia Picollo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, v.15, n.43, p.148-201, jan./abril 2010.
ENGUITA, Mariano. A ambiguidade da docência: entre profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação, Porto Alegre, v.4, p.41-61, 1991.
FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras? 3ª Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elza Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2012.
GREENACRE, Michael; BLASIUS , James. Multiple Correspondence Analysis and Related Methods. Boca-Raton, FL: Chapman-Hall, 2006.
GREENACRE, Michael. Correspondence Analysis: theory and pratice. 2. ed. New York, NY: Chapman e Hall, 2007.
HAIR, Joseph.; TATHAM, Raymond.; ANDERSON, Ralph.; BLACK, Willian. Análise multivariada de dados. 5.ed. São Paulo: Artmededitora, 2005.
HUBERMAN, Michael. The Professional Life Cycle of Teachers. Teachers College Record, v. 91, n.1, p. 32-80, 1989.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA. Estudo Exploratório do professor Brasileiro. Brasília: INEP, 2009.
IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Retrato das desigualdades de gênero e raça.4ª ed. Brasília: Ipea, 2011.
IPEA - INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 8ª ed. Brasília: Ipea, 2015.
LOUZANO, Paula.; ROCHA, Valéria.; MORICONI, Gabriela; OLIVEIRA, Romualdo Portela. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; ROCHA, José Damião Trindade. A fenomenologia na pesquisa em educação: um olhar sobre a etnometodologia e a etnopesquisa crítica. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 11, n. 3, 2016.
MAIA, Marcos Felipe Gonçalves; ROCHA, José Damião Trindade. Ideologia de gênero: tensões e desdobramentos na educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 12, n. 25, 2017.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NUNES, Daniel Freitas. Quem quer ser professor no Brasil: uma análise a partir de variáveis socioeconômicas de estudantes de licenciatura. 2015. xiv, 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. TALIS 2013 Results: An International Perspective on Teaching and Learning. Paris: OECD Publishing, 2014.
PONTHIEUX, Sophie; MEURS, Dominique. Gender Inequality. In: ATKINSON, Anthony; BOURGUIGNON, Francois (Orgs.). HandbookofIncomeDistribution. Amsterdam: Elsevier, p.983-1119.
RISTOFF, Dilvo Ivo. Perfil socioeconômico do estudante de graduação: uma análise de dois ciclos completos do Enade (2004 a 2009). Rio de Janeiro: Flacso/Brasil – Cadernos do GEA, n. 4, jul./dez. 2013.
ROSEMBERG, Fulvia. Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 515-540, 2001.
ROSEMBERG, Fulvia; e AMADO, Tina. Mulheres na Escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, s/v, n. 80, fevereiro de 1992, pp.62-74.
SALATA, André. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução das desigualdades de acesso. Tempo Social, v. 30, n. 2, maio/ago. 2018.
SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SABATINE, Thiago Teixeira; FODRA, Sandra Maria. Gênero, sexualidade e diversidade sexual no contexto das políticas públicas educacionais do estado de são Paulo. Café com Sociologia, v. 7, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2018.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 1983.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, vol. 20, n. 2, jul./dez. 1995.
SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; VENDRAMINI, Claudettte Maria Medeiros; LOPES, Fernanda Luzia. Diferenças entre gênero e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante. Avaliação, vol.15, n.3, p. 185-202, 2010.
VIANNA Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu. São Paulo, s/v, n.80, p. 81-103, 2002.
YAHMED, Sarra Ben. Formal but Less Equal: gender Wage Gaps in Formal and Informal Jobs in Urban Brazil. World Development, Michigan, v. 101, s/n, p-58-69, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________