Gender relations, income, and work on microdata about initial teacher training in Brazil: a multivariate analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440318

Keywords:

Teacher training, Gender, Inequality.

Abstract

This paper presents some data on gender relations and inequality in initial teacher training courses in Brazil seeking to verify in a multivariate perspective the nuances of this inequality. By the way, it was sought, based on the use of multivariate data analysis techniques, to verify the impact of the gender question on different socioeconomic indicators of 197.625 undergraduate teacher training students in Brazil, comprising 78. 088 students from public institutions and 119.537 from private institutions. The analytical perspective applied is based on the theoretical differentiation of the concepts of sex and gender, starting from the premise that the feminine and masculine divide the sample worked by the character of the biological sex at the same time that the concept of gender is understood here as an instrument of sedimentation of domination from the masculine to the feminine. Methodologically, the study is characterized as a qualitative / quantitative study and employs the multivariate statistical technique of Correspondence Analysis (CA). conclusively, it is argued that gender inequality in teacher training courses in Brazil goes beyond direct inequality, that is, the imbalance in the number of students enrolled by sex, also reflecting inequality of income, work and conditions for study.

Author Biographies

Daniel de Freitas Nunes, Professor da Educação Básica, Científica e Tecnológica - EBTT do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica Goiano - IF GOIANO

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisa na área de educação com ênfase em camadas populares e educação superior pública e formação inicial de professores. É mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na extração, sistematização, organização e apresentação de dados educacionais a partir de bases de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP/MEC tais como microdados do Enade, Censo da Educação Superior, Enem, Saeb e Prova Brasil com especial ênfase na extração de informações socioeconômicas e de desempenho acadêmico. É professor EBTT do Instituto Federal Goiano - IF GOIANO. 

Etiene Fabbrin Pires, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003), doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins, atuando na Graduação (modalidades Bacharelado e Licenciatura) e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação - Mestrado). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, nos seguintes temas: Paleobotânica, Paleoecologia, Paleoclimatologia, Ensino de Paleontologia. Também possui experiência na Formação de Professores, atuando nos programas PARFOR e EAD nas disciplinas de Estágio na Licenciatura, e Residência Pedagógica.Mãe de duas filhas, esteve de licença maternidade entre janeiro a junho de 2007, e entre setembro de 2017 a março de 2018. Foi bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq de 2015 a 2018.

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Sou Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordeno o Programa de Extensão Biblioteca Viva UFT (quarto lugar no 1 Prêmio de Inovação em Bibliotecas - Elsevier/SNBU-2018). Coordenei a Biblioteca Professor José Torquato Carolino (UFT-CUP) de 2017 a 2019. Sou aluno de Doutorado em Educação (UFPB) e mestre em Educação (UFT); Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia (Centro Universitário Claretiano de Batatais - SP); Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). Sou membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidade e Direitos (UFT), do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Políticas Curriculares e Educativas (NEPCE-UFT) e do Grupo de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia - LEGEO. Atuei como consultor/profissional especializado em ciências sociais aplicadas na Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, Direitos Humanos e Equidade - SUMUDHE/Palmas/TO. Participei de projetos sociais na implantação de bibliotecas em paradas de ônibus e açougues no DF de 2006 a 2009.

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Published

2020-11-18

How to Cite

Nunes, D. de F., Pires, E. F., & Maia, M. F. G. (2020). Gender relations, income, and work on microdata about initial teacher training in Brazil: a multivariate analysis. Education, 45(1), e102/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644440318

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