Criatividade e Aprendizagem Baseada em Problemas: ressignificando a formação inicial de professores de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644474429

Palavras-chave:

Criatividade, Aprendizagem Baseada em Problemas, Formação inicial de professores de música

Resumo

Instigados a refletir sobre a formação inicial de professores de música, discutimos neste artigo, de cunho ensaístico, a relação entre criatividade e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Partindo das compreensões básicas acerca do tema e dos termos a ele associados, contextualizamos historicamente os estudos da criatividade, elencamos concepções acerca do pensamento criativo e das ideias mais recentes sobre o assunto. Por meio das pesquisas por nós realizadas, indicamos três princípios que contribuem para a estimulação da criatividade no contexto educacional, pontuando o estabelecimento e/ou a sensibilidade a problemas como a mola propulsora do processo criativo, os aspectos da formação docente e os desafios da contemporaneidade para uma prática criativa. São evidenciados os aspectos centrais da ABP e propostos caminhos que interligam os fatores do pensamento criativo com os passos da ABP. Concluímos trazendo alguns desdobramentos da reflexão e as maneiras pelas quais podemos buscar  ações significativas para a formação inicial de professores de música criativos.

Biografia do Autor

Klesia Garcia Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Licenciatura em Música (2002) pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Musical (2005) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Teologia (2002) pelo Instituto Bíblico Ágape Smith. Mestre (2015) e Doutora (2019) em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba. Docente no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (em exercício provisório desde maio de 2021) e na Universidade Federal de Pernambuco (efetiva desde setembro de 2015). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Educação Musical nas temáticas: formação de professor, educação musical e práticas criativas, canto coral e regência de coro infantojuvenil. Autora de artigos em anais de congressos e revistas especializadas da área, regente, pianista e compositora. Pesquisadora nos grupos "Mar de corais" e "CriEMUs: criatividade, educação e música" (ambos da UFPE) e "Música, cultura e educação" (UFPB).

Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Educação pela UFPE, graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina, no curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da UFPE. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, Educação Musical, Formação de professores de Música; Aprendizagem baseada em Problemas, Tecnologia Musical.

Karen Ramlackhan, University of South Florida

Professora assistente na área de liderança e políticas educacionais. Doutorado em liderança educacional pela University of South Florida, mestrado em educação especial e bacharelado em educação básica, ambos pela University of Florida. Desenvolve pesquisas que dialogam questões de política e liderança para compreender os mecanismos sistêmicos e estruturais que moldam os resultados educacionais. Explora as dinâmicas sociopolíticas, culturais e institucionais que impactam as populações marginalizadas nos contextos P-20 (por exemplo, intersecções de raça/etnia, classe, religião, estatuto de imigração, língua, género, sexualidade). Usa estruturas analíticas críticas e abordagens metodológicas variadas para compreender a práxis de liderança em justiça social, capacitismo e deficiência, e práticas equitativas e inclusivas culturalmente responsivas, nacional e internacionalmente. As atividades acadêmicas conectam áreas disciplinares e enfatizam a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas atuais de equidade e justiça nos sistemas educacionais. As publicações incluem capítulos de livros, como o Handbook on Promoting Social Justice Education, e artigos em periódicos nacionais e internacionais que incluem Urban Education, Educational Policy, Higher Education: The International Journal of Higher Education Research e Higher Education Research and Development. Atua em diferentes Associações e Conselhos: Associação Americana de Pesquisa Educacional: Administração, Organização e Liderança; no Comitê Consultivo sobre Diversidade Global da Associação Americana de Faculdades para Formação de Professores; no Conselho para Crianças.

Referências

ABRAMO, J. M.; REYNOLDS, A. Pedagogical creativity as a framework for music teacher education. Journal of music teacher education. v. 25, n. 1, 2014, p. 37-51.

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Um estudo de criatividade. Arquivo Brasileiro de Psicologia Aplicada. Rio de Janeiro, abr.-jun. 1974, p. 59-68. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpa/article/viewFile/17077/15876. Acesso em: 07 dez 2022.

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Como desenvolver o potencial criador: um guia para a liberação da criatividade em sala de aula. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 19, n. 1, jan.abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/Bw5kHpvyCYwFPsfxM7n5FMp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2022.

ANDRADE, Klesia Garcia. Coro criativo: uma pesquisa-ação sobre a criação musical na prática coral. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18883?locale=pt_BR. Acesso em: 07 dez. 2022.

ANDRADE, Klesia Garcia. Problema, criatividade e ensino remoto emergencial:

reflexões sobre a prática docente no ensino superior. Revista da Abem, v. 30, n. 1,

Disponível em:

http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/

article/view/1091. Acesso em: 07 dez. 2022.

HARRIS, Anne; AMMERMANN, Mark. The changing face of creativity in Australian education. Teaching Education, v.27, n.1, 2016, p. 103-113, DOI: 10.1080/10476210.2015.1077379.

BARRET, Terry; CASHMAN, Diane; MOORE, Sarah. Digital problems and triggers in different media. In: BARRET, Terry; MOORE, Sarah. New approaches to problem-based learning: revitalizing your practice in higher education. New York: Routledge, 2011, p. 36-55.

BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. A Aprendizagem baseada em

problemas (ABP) na formação inicial do professor de Música. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-graduação em Música, UFPB, João Pessoa, 2020.

BARROS, Matheus Henrique da Fonseca; PENNA, Maura. Problem-based learning

(PBL) in music teacher education. International Journal of Music Education, 0(0)

Disponível em: https://doi.org/10.1177/02557614221130526.

BARROWS, Howard. Problem-Based Learning in Medicine and Beyond: A Brief Overview. New Directions for Teaching and Learning, n. 68, 1996, p. 3-12.

BARROWS, Howard S.; TAMBLYN, Robyn M. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing Company, 1980.

BEAUDOT, Alain. A criatividade na escola. Tradução de Mariana Sampaio Gutierrez e Bernadete Hadjionnou. São Paulo: Ed. Nacional, 1975.

BONNARDEL, N. Towards understanding and supporting creativity in design: analogies in a constrained cognitive environment. Knowledge-Based Systems, v.13, 2000, p. 505-513.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza; WEBER, Mirian Geralda. Criatividade. Rio de Janeiro: Sprint, 1987.

CRIAR. In: Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010. p. 610.

CRIAÇÃO. In: Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010 p. 609.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Society, culture, and person: a systems view of creativity. In: CSIKSZENTMIHALYI, M. The Systems Model of Creativity. Springer, Dordrecht, 2014. https://doi.org/10.1007/978-94-017-9085-7_4

HENRIKSEN, Danah; MISHRA, Punya; FISSER, Petra. Infusing creativity and technology in 21st century education: a systemic view for change. Journal of Educational Technology & Society, v. 19, n. 3, 2016, p. 27–37. http://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.19.3.27.

DUCH, Barbara J; GROH, Susan E. Assessment in a problem-based course. In: DUCH, Barbara; GROH; Susan; ALLEN, Deborah (Eds.) The power of problem-based learning: a practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. Virginia: Stylus Publishing, LLC, 2001, p. 95-108.

ELLIOTT, David J. The conception of creativity: implications for music education. In:SUNCOAST MUSIC EDUCATION FORUM, 1989. Anais... [S. l.]: [s. n.], 1989. p. 14-39. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234651274_The_Concept_of_Creativity_Implications_for_Music_Education. Acesso em: 07 dez. 2022.

GLAVEANU, V.; LUBART, T.; BONNARDEL, N.; BOTELLA, M.; DE BIAISI, P-M.; DESAINTE-CATHERINE, M.; GEORGSDOTTIR, A.; GUILLOU, K.; KURTAG, G; MOUCHIROUD, C.; STORME, M.; WOJTCZUK, A.; ZENASNI, F. Creativity as action: findings from five creative domains. Front. Psychol. v. 4, 2013. doi: 10.3389/fpsyg.2013.00176

GRASSI, Bernardo. Composição musical e resolução de problemas. In: Mentes em música. ILARI, Beatriz Senoi; ARAÚJO, Rosane Cardoso (Org.). Curitiba: Ed. UFPR, 2010, p. 63-90.

GRUBER, H. E.; WALLACE, D. B. The case study method and evolving systems approach for understanding unique creative people at work. In: STERNBERG, R. J. (Ed.). Handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 93-115.

HUNG, Woei; MOALLEM, Manhaz; DABBAGH, Nada. Social Foundations of Problem- Based Learning In: MOALLEM, Manhaz; HUNG, Woei; DABBAGH, Nada (Org.). The Willey handbook of problem-based learning. Medford, Willey Blackwell, 2019, p. 51-79.

KAUFMAN, J. C.; PLUCKER, J. A. Intelligence and creativity. In: STERNBERG, R. J; KAUFMAN, S. B. (Ed.). The Cambridge handbook of intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 2011 , p. 771-783. https://doi.org/10.1017/CBO9780511977244.039.

LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NEBER, Heinz; NEUHAUS, Birgit J. Creativity and problem-based learning (PBL): a neglected relation. In: TAN, Ai-Girl (Ed.). Creativity, talent and excellence. New York: Springer, 2013, p. 43-58.

NOVAES, Maria Helena. Psicologia da criatividade. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1980.

POIKELLA, Esa; POIKELLA, Sari. Problem-based curricula: theory, development and design. In: POIKELA, Esa; NUMMENMAA; Ana Raija. Understandig problem-based learning. Tampere: Tampere University Press, 2006, p. 71-90.

RUNCO, M. A.; JAEGER, G. J. The standard definition of creativity. Creativity Research Journal, v. 24, 2012, p. 92–96.

SANTIAGO, Diana. Mensuração e avaliação em educação musical. In: Fundamentos da Educação Musical. Associação Brasileira de Educação Musical, 1996, p. 136-164.

SANTOS, Regina Antunes dos. A perspectiva da criatividade nos modelos de conhecimento musical. In: Mentes em música. ILARI, Beatriz Senoi; ARAÚJO, Rosane Cardoso (Org.). Curitiba: Ed. UFPR, 2010, p. 91-110.

SANTOS, Regina Márcia Simão. A natureza da aprendizagem musical e suas implicações curriculares: análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da educação musical. Série Fundamentos 2. jun. 1994, p. 7-112.

SHULER, Scott. Music Assessment, Part 1: What and Why. Music Educators Journal, v. 98, n. 2, p. 10-13, 2011.

SIMONTON, Dean Keith. The psychology of creativity: a historical perspective. USA, [2001?]. Disponível em: http://simonton.faculty.ucdavis.edu/wp-content/uploads/sites/243/2015/08/HistoryCreativity.pdf. Acesso em: 07 dez. 2018.

SRIRAMAN, B. The characteristics of mathematical creativity. The Mathematics Educator, v. 14, n. 1, 2004, p. 19-34.

STERNBERG, R. J.; LUBART, T. I. Investing in creativity. American Psychologist, v. 51, 1996, p. 677−688.

TAGGART, Cynthia Crump. Getting to know our students: assessment in the elementary general music classroom. In: BURTON, Suzanne L.; REYNOLDS, Alisson M. Engaging musical practices: a sourcebook for elementary general music. Lanham: Rowman & Littlefield, 2018, p. 237-252.

WALLAS, G. The art of thought. New York, 1926.

WALTERS, Darrel. A concise guide to assessing skill and knowledge with music achievement as a model. Chicago: GIA Publications, 2010.

WIJNIA, Lisette; LOYENS, Sofie; RIKERS, Remy. The Problem-Based Learning Process: an overview of different models In: HUNG, Woei; DABBAGH, Nada (Org.). The Willey handbook of problem-based learning. Medford: Willey Blackwell, 2019, p. 273-296.

Downloads

Publicado

2024-01-17

Como Citar

Andrade, K. G., Barros, M. H. da F., & Ramlackhan, K. (2024). Criatividade e Aprendizagem Baseada em Problemas: ressignificando a formação inicial de professores de música. Educação, 49(1), e8/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644474429