Creatividad y Aprendizaje Basado en Problemas: resignificando la formación inicial de profesores de música

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644474429

Palabras clave:

Creatividad, Aprendizaje Basado en Problemas, Formación inicial de profesores de música

Resumen

Impulsados a reflexionar sobre la formación inicial de los profesores de música, discutimos en este artículo, desde una perspectiva ensayística, la relación entre la creatividad y el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP). A partir de las comprensiones básicas sobre el tema y los términos asociados a él, contextualizamos históricamente los estudios de creatividad, enumeramos las concepciones sobre el pensamiento creativo y las ideas más recientes sobre el tema. A través de la investigación realizada por nosotros, señalamos tres principios que contribuyen a la estimulación de la creatividad en el contexto educativo, puntuando el establecimiento y/o la sensibilidad a problemas como el motor del proceso creativo, aspectos de la formación docente y desafíos contemporáneos para la práctica creativa. Se destacan los aspectos centrales del ABP y se proponen caminos que interconectan los factores del pensamiento creativo con los pasos del ABP. Concluimos trayendo algunos desarrollos de la reflexión, y las formas en que buscamos acciones significativas para la formación inicial de  professores creativos de música.

Biografía del autor/a

Klesia Garcia Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Licenciatura em Música (2002) pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Musical (2005) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Teologia (2002) pelo Instituto Bíblico Ágape Smith. Mestre (2015) e Doutora (2019) em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba. Docente no Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (em exercício provisório desde maio de 2021) e na Universidade Federal de Pernambuco (efetiva desde setembro de 2015). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de Educação Musical nas temáticas: formação de professor, educação musical e práticas criativas, canto coral e regência de coro infantojuvenil. Autora de artigos em anais de congressos e revistas especializadas da área, regente, pianista e compositora. Pesquisadora nos grupos "Mar de corais" e "CriEMUs: criatividade, educação e música" (ambos da UFPE) e "Música, cultura e educação" (UFPB).

Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Educação pela UFPE, graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). É professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina, no curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-graduação em Música da UFPE. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, Educação Musical, Formação de professores de Música; Aprendizagem baseada em Problemas, Tecnologia Musical.

Karen Ramlackhan, Universidad del Sur de Florida

Professora assistente na área de liderança e políticas educacionais. Doutorado em liderança educacional pela University of South Florida, mestrado em educação especial e bacharelado em educação básica, ambos pela University of Florida. Desenvolve pesquisas que dialogam questões de política e liderança para compreender os mecanismos sistêmicos e estruturais que moldam os resultados educacionais. Explora as dinâmicas sociopolíticas, culturais e institucionais que impactam as populações marginalizadas nos contextos P-20 (por exemplo, intersecções de raça/etnia, classe, religião, estatuto de imigração, língua, género, sexualidade). Usa estruturas analíticas críticas e abordagens metodológicas variadas para compreender a práxis de liderança em justiça social, capacitismo e deficiência, e práticas equitativas e inclusivas culturalmente responsivas, nacional e internacionalmente. As atividades acadêmicas conectam áreas disciplinares e enfatizam a criatividade e o pensamento crítico na resolução de problemas atuais de equidade e justiça nos sistemas educacionais. As publicações incluem capítulos de livros, como o Handbook on Promoting Social Justice Education, e artigos em periódicos nacionais e internacionais que incluem Urban Education, Educational Policy, Higher Education: The International Journal of Higher Education Research e Higher Education Research and Development. Atua em diferentes Associações e Conselhos: Associação Americana de Pesquisa Educacional: Administração, Organização e Liderança; no Comitê Consultivo sobre Diversidade Global da Associação Americana de Faculdades para Formação de Professores; no Conselho para Crianças.

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Publicado

2024-01-17

Cómo citar

Andrade, K. G., Barros, M. H. da F., & Ramlackhan, K. (2024). Creatividad y Aprendizaje Basado en Problemas: resignificando la formación inicial de profesores de música. Educación, 49(1), e8/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644474429