Educação em valores e as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias na base nacional comum curricular - BNCC - etapa do ensino médio: uma reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471697

Palavras-chave:

educação em valores, ensino de ciências, ensino médio, base nacional comum curricular

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão da proposta da Base Nacional Comum Curricular – Etapa do Ensino Médio - com foco na educação em valores, especialmente na área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Debate-se se também o conceito de educação em valores, suas possibilidades e seu lugar na construção da autonomia dos sujeitos e como isto aparece na BNCC-Etapa do Ensino Médio, que propõe uma formação integral permeada pelo desenvolvimento da ética como competência a permear todas as áreas do conhecimento. Por fim, discute-se o fazer científico tecnológico como paradigma da sociedade contemporânea e a educação científico-tecnológica como pressuposto para a cidadania, e o lugar da ética e dos valores sociais neste campo de conhecimento. A metodologia utilizada para análise foi de análise de conteúdo, que possibilitou o destaque quantitativo de aspectos da proposta da BNCC-Etapa do Ensino Médio em relação à temática.

Biografia do Autor

Valeria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente no IFSP -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no Campus São José dos Campos/SP/Brasil e no Campus São Paulo – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Doutora em Educação – Ensino de Ciências e Matemática - USP, Mestre em Educação – História, Filosofia e Educação – Unicamp, Especialista em Bioética – UFLA, Especialista em Divulgação Científica – USP, Bacharel em Teologia – Umesp, Bacharel e Licenciada em Filosofia – Unicamp.

Referências

ADINOLFI, Valéria Trigueiro Santos. Educação em valores e bioética - formação de engenheiros. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi: 10.11606/T.48.2014.tde-30032015-141638. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30032015-141638/pt-br.php Acesso em: 16 set. 2022

ADINOLFI, Valéria Trigueiro Santos. Alfabetização cientifica como ferramenta para o exercício da ética: um ensaio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 436–449, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2689. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2689

ALEXANDER, Larry; MOORE, Michael. Deontological Ethics. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Edward N. Zalta (ed.). 2012. Disponível em http://plato.stanford.edu/archives/win2012/entries/ethics-deontological/

ARAÚJO, Ulisses Ferreira. PUIG; Josep Maria; ARANTES, Valéria Amorim Arantes. (org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus 1, 2007

BLASI, Augusto. The Self and the Management of the Moral life. Handbook of Moral Motivation. Leiden: Brill, 2013. https://brill.com/view/book/edcoll/9789462092754/BP000018.xml Web. 15 Jun. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr 2003 Nº 22, p. 89-100

COLBY, A., DAMON, W. The uniting of self and morality in the development of extraordinary moral commitment. In G. G. Noam, T. E. Wren, G. Nunner-Winkler, & W. Edelstein (Eds.), The moral self (pp. 149–174). The MIT Press, 1993

CORTINA, A.; MARTINEZ, E. Ética. São Paulo: Edições Loyola, 2001

DRIVER, Julia. The History of Utilitarianism. In: The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Edward N. Zalta (ed.). 2009. Disponível em: http://plato.stanford.edu/archives/sum2009/entries/utilitarianism-history

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 31a ed.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005

GILLIGAN, Carol. In a Different Voice: Psychological Theory and Women's Development. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1982

GUIMARÃES, Gilma. Da democracia na polis à Paidéia democrática. Em: Vida de Ensino, v. 02, n. 05 p. 33-45, mar/set. 2010. Disponível em: http://rioverde.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/vidadeensino/article/view/120/116

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989

ILLIERS, Johan. Between separation and celebration: Perspectives on the ethical-political preaching of Desmond Tutu. Stellenbosch Theological Journal. Stellenbosch, v. 1, n. 1, p. 41-56, 2015. 2023. http://dx.doi.org/10.17570/STJ.2015.v1n1.a2

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, Brasília, 449, ano 11, nº 55, jul. /set. 1992

LACEY, Hugh. Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? Sci. stud., São Paulo, v. 1, n. 2, p. 121-149, June 2003. Available from. Access on 02 July 2020. https://doi.org/10.1590/S1678-31662003000200002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662003000200002&lng=en&nrm=iso Acesso em 16 set 2022

LACEY, Hugh. Valores e atividade científica 1.São Paulo: Editora 34, 2008

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nós: Ensaios sobre a alteridade, Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2005

MACHADO, Nilson José. Sobre a ideia de competências. Em: Perrenoud, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Tradução: Claudia Schilling, Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2007

MACHADO, Nilson José. Ética e educação: pessoalidade, cidadania, didática, epistemologia. Coria: Ateliê Editorial, 2012

MORIN, Edgar, A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011

PINAR, William. The character of curriculum studies: bildung, currere, and the recurring question of the subject. New York: Palgrave Macmillan, 2011

PUIG, Josep Maria. Práticas morais: Uma abordagem sociocultural da educação moral. Tradução: Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2004.

PRIESTLEY, Mark. BIESTA, Gert. Reinventing the curriculum: new trends in curriculum and practice. London/New York, Bloomsbury, 2013

RAWLS, John. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo? SACRISTÁN, José Gimeno (org.) Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35

SASSERON, Lúcia Helena. CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, V16(1), pp. 59-77, 2011

SEABRA FILHO, José Rodrigues. Protágoras e a virtude ensinável. In: Letras Clássicas, n. 2, p. 57-66, 1998

STEIN, Edith. On the Problem of Empathy. Springer Dordrecht, 2013.

Downloads

Publicado

2024-03-02

Como Citar

Adinolfi, V. T. S. (2024). Educação em valores e as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias na base nacional comum curricular - BNCC - etapa do ensino médio: uma reflexão . Educação, 49(1), e48/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471697

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.