Condição do trabalho docente na Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Região do Triângulo Mineiro: fatores em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468582

Palavras-chave:

Trabalho docente, Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Condições de trabalho docente.

Resumo

As mudanças no mundo do trabalho, relacionadas à reestruturação produtiva e à acumulação flexível, também se fazem presentes no contexto da pós-graduação stricto sensu em Educação na região do Triângulo Mineiro (PGERTM); influenciam a condição do trabalho docente e acarretam consequências para a vida profissional e pessoal de professores. Nessa direção, este artigo tem como objetivo compreender de que forma o capitalismo, em sua fase de acumulação flexível, tem influenciado a condição do trabalho docente e a vida de professores que atuam na PGERTM. A investigação orientou-se pelos pressupostos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário fechado e um roteiro de entrevista estruturada, aplicados em etapas distintas. Na primeira etapa a amostra foi composta por 44 docentes da categoria permanente dos Programas da PGERTM e da segunda etapa participaram 10 docentes. Os resultados apontam que o capitalismo flexível tem favorecido a intensificação do trabalho na PGERTM por meio de estratégias como: alongamento da jornada de trabalho, acúmulo de atividades, cobrança por resultados de modo a extrair mais produtividade e valor; o que termina por afetar  a condição do trabalho docente e a vida de professores. Conclui-se que as tendências do modo de produção capitalista permeiam a condição do trabalho docente na PGERTM, cuja organização passa não só pelas atividades pedagógicas, pela produção do conhecimento como fonte do trabalho, mas igualmente pela totalidade das relações sociais que demandam dos professores maior participação, adaptabilidade, flexibilidade e engajamento subjetivos em face de uma conjuntura sempre mutável.

Biografia do Autor

Rosemar Rosa, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Uberaba (2021). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) .

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Possui Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Uberaba (2021). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) .

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Rosa, R., & Cecílio, S. (2023). Condição do trabalho docente na Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Região do Triângulo Mineiro: fatores em análise. Educação, 48(1), e123/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644468582

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