Educação digital e a senoide holística de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468559

Palavras-chave:

Educação, Avaliação, Aprendizagem.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar a eficácia da educação à distância e remota, quanto a conversão do conhecimento, avaliando a qualidade do processo pedagógico de conhecimento, aprendizagem, processo tecnológico e processo metodológico de ensino. A análise parte de documentos técnicos oficiais, livros e artigos científicos da área educacional, juntamente com a coleta de dados realizada por dois questionários: Questionário 1 - Mapeamento preliminar dos usuários da educação a distância - EAD e Ensino Remoto – ERE, foco de resultados deste artigo e, o Questionário 2 - Mapeamento dos princípios da aprendizagem na educação - EAD e Ensino Remoto – ERE, apresentado posteriormente em outro artigo. O problema levantado na pesquisa focalizou a questão: Como criar mecanismos ativos para avaliar o desenvolvimento e acompanhamento do processo de educação digital na Sociedade 5.0? Partindo do problema, chegou-se ao resultado do desenvolvimento da Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem – PASSA, como sistema de indicadores, capaz de avaliar a eficácia do processo educacional digital, remoto e a distância.

Biografia do Autor

Evandro Prestes Guerreiro, Centro Universitário Estácio

Doutor e Mestre pela PUCSP. Especialista em EAD. Psicopedagogo. Formação em Psicanálise. Executive Humanistic Master Coach (ECA/ More/ IHCOS, Alemanha). Bacharel em Ciências Sociais. Bacharel em Serviço Social.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida; tradução Carlos Alberto Medeiros. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 255p.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para EAD (2007). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12777-referenciais-de-qualidade-para-ead. Acesso em: 7 set. 2021.

DELORS, Jacques [org.]. Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GUERREIRO, Evandro Prestes. Cidade Digital – infoinclusão social e tecnologia em rede. São Paulo: Senac, 2006.

GUERREIRO, Evandro Prestes. A educação do futuro. São Paulo: eSocial Brasil editora, 2014. Disponivel em: https://issuu.com/evandroguerreiro/docs/agendaeducacaofuturorevisado2014. Acesso em: 14 ago. 2021.

GUERREIRO, Evandro Prestes. A Questão social e a cidadania no neocapitalismo - competências profissionais no trabalho social. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2003.

NONAKA I, TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus; 1997.

PASSA – Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem. Disponível em: https://esocialbrasil.wixsite.com/passa. Acesso em: 08 set. 2021.

PICHON-RIVIÈRE, Henrique. O processo grupal. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2005.

SENGE, Peter, M. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização de Aprendizagem. (2nd ed.), São Paulo: Editora Best Seller Círculo do Livro. (trabalho original publicado em 1990).

TAKEUSHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ONU. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de aprendizagem. Educação 2030. NY: Setor de educação da UNESCO, 2017.

VIANNEY, João; TORRES, Patrícia; SILVA, Elisabeth Farias da. A universidade virtual no Brasil. Caracas: Ed. UNESCO-IESALC; Tubarão: Ed. UNISUL, 2003.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

Guerreiro, E. P. (2024). Educação digital e a senoide holística de aprendizagem. Educação, 49(1), e3/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644468559

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.