Educação digital e a senoide holística de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468559Keywords:
Educação, Avaliação, Aprendizagem.Abstract
O objetivo do estudo é identificar a eficácia da educação à distância e remota, quanto a conversão do conhecimento, avaliando a qualidade do processo pedagógico de conhecimento, aprendizagem, processo tecnológico e processo metodológico de ensino. A análise parte de documentos técnicos oficiais, livros e artigos científicos da área educacional, juntamente com a coleta de dados realizada por dois questionários: Questionário 1 - Mapeamento preliminar dos usuários da educação a distância - EAD e Ensino Remoto – ERE, foco de resultados deste artigo e, o Questionário 2 - Mapeamento dos princípios da aprendizagem na educação - EAD e Ensino Remoto – ERE, apresentado posteriormente em outro artigo. O problema levantado na pesquisa focalizou a questão: Como criar mecanismos ativos para avaliar o desenvolvimento e acompanhamento do processo de educação digital na Sociedade 5.0? Partindo do problema, chegou-se ao resultado do desenvolvimento da Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem – PASSA, como sistema de indicadores, capaz de avaliar a eficácia do processo educacional digital, remoto e a distância.
References
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida; tradução Carlos Alberto Medeiros. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 255p.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para EAD (2007). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/193-secretarias-112877938/seed-educacao-a-distancia-96734370/12777-referenciais-de-qualidade-para-ead. Acesso em: 7 set. 2021.
DELORS, Jacques [org.]. Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GUERREIRO, Evandro Prestes. Cidade Digital – infoinclusão social e tecnologia em rede. São Paulo: Senac, 2006.
GUERREIRO, Evandro Prestes. A educação do futuro. São Paulo: eSocial Brasil editora, 2014. Disponivel em: https://issuu.com/evandroguerreiro/docs/agendaeducacaofuturorevisado2014. Acesso em: 14 ago. 2021.
GUERREIRO, Evandro Prestes. A Questão social e a cidadania no neocapitalismo - competências profissionais no trabalho social. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2003.
NONAKA I, TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus; 1997.
PASSA – Plataforma de Avaliação Sistêmica da Senoide de Aprendizagem. Disponível em: https://esocialbrasil.wixsite.com/passa. Acesso em: 08 set. 2021.
PICHON-RIVIÈRE, Henrique. O processo grupal. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2005.
SENGE, Peter, M. A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização de Aprendizagem. (2nd ed.), São Paulo: Editora Best Seller Círculo do Livro. (trabalho original publicado em 1990).
TAKEUSHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ONU. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Objetivos de aprendizagem. Educação 2030. NY: Setor de educação da UNESCO, 2017.
VIANNEY, João; TORRES, Patrícia; SILVA, Elisabeth Farias da. A universidade virtual no Brasil. Caracas: Ed. UNESCO-IESALC; Tubarão: Ed. UNISUL, 2003.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

