Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464446706Palavras-chave:
Ética, Educação, Responsabilidade, Liberdade, Diálogo.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464446706
O artigo mostra que não há educação eticamente isenta e ideologicamente neutra. No processo de formação de um indivíduo torna-se impossível dissociar a questão educacional do um conjunto de atributos éticos. Examina a temática da (co)relação entre ética e educação, a fim de se discutir a natureza e a função do ato educativo, tendo em vista as implicações e os resultados na formação do indivíduo. Defende que cabe ao educador a função de desenvolver no educando a dimensão crítico-reflexiva, explorar temas de motivação e proximidade com as reais condições vivenciais e existenciais do educando, instigar a mentalidade da pesquisa e da busca autônoma do saber, demonstrar as causas e as razões da opressão, motivar o diálogo e ouvir o que o educando tem a dizer e assumir eticamente sua responsabilidade para com a cidadania esclarecida.
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