Contribuições de Antonio Gramsci e Florestan Fernandes para a análise do Escola Sem Partido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464286

Palavras-chave:

Educação, Política brasileira, Escola Sem Partido.

Resumo

No curso dos últimos anos, a profusão de projetos de lei denominados “Escola Sem Partido” revela questionamentos sobre a escola brasileira. Objeções que, de maneira geral, inclinaram-se à crítica de um suposto uso político das instituições de ensino e à defesa de noções como “neutralidade educacional” e “desvinculação ideológica na prática pedagógica”. Diante da projeção alcançada por tais proposições, vale sondar o sentido político de uma iniciativa educacional que busca eliminar o que caracteriza como “contaminação político-ideológica” das escolas brasileiras. Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o programa elaborado pela organização Escola Sem Partido, fundada em 2004. Mediante pesquisa documental e bibliográfica, o trabalho perscruta as relações de poder e os interesses de classe que permeiam a proposta. Recorre, assim, à contribuição de autores como Antonio Gramsci e Florestan Fernandes, referências que destacam a relevância da dimensão político-econômica na análise educacional.

Biografia do Autor

Bráulio Loureiro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Professor Adjunto II do Departamento de Ciências Sociais

Doutor em Ciência Política

 

Allena Yandra Dias Cabral, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduanda em Ciências Sociais

 

Pedro Henrique Fernandes Leite, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduando em Ciências Sociais

 

Lorena Fernanda da Silva Franco, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduanda em Ciências Sociais

 

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Loureiro, B., Cabral, A. Y. D., Leite, P. H. F., & Franco, L. F. da S. (2022). Contribuições de Antonio Gramsci e Florestan Fernandes para a análise do Escola Sem Partido. Educação, 47(1), e83/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644464286

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