A quem serve a educação “para todos”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644456347

Palavras-chave:

Escola, Educação no Brasil, Pedagogia Histórico-crítica.

Resumo

Esse texto pretendeu refletir sobre as contradições que permeiam a educação escolar, com ênfase no caso do Brasil. Nesse sentido, o intuito é refletir sobre a situação atual da educação brasileira inserida em uma sociedade regida pelo capital, bem como a sua estruturação histórica - que se estabeleceu através de marcadores de exclusão social como racismo, desigualdade de gênero, marginalização e outros – e sua intrínseca relação com a conjuntura política do país. Para tanto, realizou-se uma breve retomada histórica da educação escolar no país e uma, igualmente breve, análise da conjuntura política brasileira a partir do golpe de 2016 e quais os reflexos disso na escola – enfatizando o movimento “escola sem partido”. O referencial teórico que norteou esse texto foi o materialismo histórico-dialético sob orientação da pedagogia histórico-crítica.  Para finalizar, apresentou-se algumas possibilidades de luta e resistência, à luz da pedagogia histórico-crítica, que visam a superação desse quadro catastrófico que se instaurou no país.  

Biografia do Autor

Deborah Bem, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna do Programa de Pós Graduação no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDU/FAED/UFMS) e bolsista do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Obteve título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Psicomotricidade Clínica e Relacional e Atendimento Educacional Especializado ambas pela Faculdade Única de Ipatinga (ÚNICA).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC). 

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Bem, D., & Gonçalves, J. P. (2022). A quem serve a educação “para todos”?. Educação, 47(1), e77/1–17. https://doi.org/10.5902/1984644456347

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