Estudos sobre Pedagogia Universitária e Didática do/no Ensino Superior: itinerários de uma experiência em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461310

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia Universitária, Ensino Superior

Resumo

Conferir à Didática um lugar de centralidade no contexto da formação docente para o Ensino Superior constitui-se em uma demanda atual e urgente. Pensar esta demanda em meio a cenários de interrupção e (re)estruturação das atividades presenciais de ensino, em função da pandemia da Covid-19, a torna ainda mais desafiadora. Por essa razão, o presente trabalho busca compreender e discutir a experiência de ensino remoto da disciplina “Pedagogia Universitária e Didática do/no Ensino Superior”, a qual se configurou em um laboratório para experimentações coletivas que, atravessadas pelas especificidades do contexto pandêmico, puseram em articulação o estudo dos temas programáticos e modos alternativos de ensinar e aprender remotamente. Ou seja, permitiram, ao docente e às/aos discentes, aproximarem-se criticamente do ensino remoto, na medida em que se exercitaram diálogos teóricos e experiências de mediação tecnológica que sinalizaram a importância da Didática como espaço para pensar as finalidades, mediações e condicionantes do ensino, especialmente nesse contexto. Assim, consiste num Relato de Experiência, pautando-se por dados coletados junto aos/às discentes por meio de um questionário virtual e em registros vivenciais das/o autoras/or. Consideramos que a transição para o ensino remoto nos auxilia a recuperar as práticas desenvolvidas na sala de aula presencial e confrontá-las com a necessidade de configurar novos modos de estruturação didático-curricular que propiciem condições para o desenvolvimento da aprendizagem pelo engajamento, construção e compartilhamento de saberes em redes colaborativas com o suporte de tecnologias educativas.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo.  Doutor  em  Educação.  Professor  Adjunto  da  Universidade  Federal  da  Paraíba  (UFPB),  onde  atua  no Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação, na linha de pesquisas Processos de Ensino-Aprendizagem  Líder  do  Grupo  de  Estudos  e  Pesquisas  em  Pedagogia,  Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES). Membro do GT 4 -Didática da ANPEd. E-mail: <leonardorolimsevero@gmail.com>

Rayssa Maria Anselmo de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Educação Básica do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DEBAS/CE/UFPB). Doutoranda em Educação na linha de Processos de Ensino- Aprendizagem junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPB,  Mestra em Educação (PPGE-UFPB), Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFERSA-RN e Graduada em Pedagogia (UFPB). Pesquisadora na área da educação, especificamente no campo do processos de ensino-aprendizagem, em estudos que discutem a Formação Docente e a Inclusão Educacional tanto na Educação Infantil como na Educação de Jovens e Adultos. Email: rayssamtbrito@gmail.com

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda na linha Processos de Ensino e Aprendizagem no Programa de Pós-graduação em
Educação – PPGE da UFPB. Mestra em Educação pelo PPGE/UFPB, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UFPB e Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Ágora (Grupo de pesquisa em filosofia e psicologia da educação).

Referências

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista pedagógica, v. 4, n. 8, p. 65-77, 2017. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3911 Acesso em: 21 ago. 2020

ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária – Valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), pp. 7-31. Disponível em: https://sites.uepg.br/prograd/wp-content/themes/PROGRAD/assetsDes/artigos/Almeida%20Pimenta.pdf Acesso em: 25 jul. 2020

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 30 jul. 2020

CARR, Wilfred. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201710167954 Acesso em: 30 jul. 2020

CUNHA, Maria Isabel da. A formação docente na universidade e a resignificação do senso comum. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 75, p. 121-133, mai./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000300121 Acesso em: 30 jul. 2020.

CUNHA, Neide de Brito; BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de Aprendizagem e Motivação para Aprender na Formação de Professores. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology - 2012, v. 46, n. 2, p. 247-254. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/284/28425280008.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

D’ÁVILA, Cristina.; FERREIRA, Lúcia Gracia. Saberes estruturantes da prática pedagógica docente: um repertório para a sala de aula. In: MARIN, A.J.; D’ÁVILA, C.; FERREIRA, L.G.; FRANCO, M.A.S. (orgs). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador : EDUFBA, 2019. ISBN: 978-85-232-1918-5.

DALTRO, Mônica Ramos; DE FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0601.pdf Acesso em: 30 jul. 2020

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00539.pdf Acesso em: 30 jul. 2020

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ISBN: 8521902433.

LIBÂNEO, José Carlos. Identidade da Pedagogia e Identidade do Pedagogo. In: BRABO, T.S.A.M.; CORDEIRO, A.P.; MILANEZ, S.G.C. (orgs.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. ISBN 978-85-7983-258-1

MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecilia. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 45-57, set/dez. 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4224 Acesso em: 20 jul. 2020

MASETTO, Marcos Tarciso. Docência no ensino superior voltada para a aprendizagem faz a diferença. (Cadernos de Pedagogia Universitária). São Paulo: USP, 2010. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_12_PAE.pdf Acesso em: 30 jul. 2020.

PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa de Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2014. ISBN: 9788524922145

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeidina, 2020.

SEVERO, José Leonardo Rolim de. “Ser estudante” no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente. Linhas Críticas, 26, 1–16. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/32512 Acesso em: 22 ago. 2021

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Programas de Pós-Graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577 - 604, dezembro de 2010. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/18/14 Acesso em: 30 jul. 2020

VITÓRIA, Maria Inês Côrte Et Al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 2, p. 262-269, maio-ago. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960 Acesso em: 30 jul. 2020

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Severo, J. L. R. de L., Brito, R. M. A. de, & Carreiro, G. da N. (2021). Estudos sobre Pedagogia Universitária e Didática do/no Ensino Superior: itinerários de uma experiência em tempos de pandemia. Educação, 46(1), e79/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644461310