A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415842

Palavras-chave:

Pedagogia, Significação, Discurso, Professor formador.

Resumo

Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Pedagogia. Doutor e Mestre em Educação. Professor Assistente da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Severo, J. L. R. de L. (2016). A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo. Educação, 1(1), 121–134. https://doi.org/10.5902/1984644415842

Edição

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