A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644415842Palavras-chave:
Pedagogia, Significação, Discurso, Professor formador.Resumo
Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________