Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644455281Palavras-chave:
Ensino de leitura, Estratégias metodológicas para o ensino de leitura, Compreensão de leituraResumo
Este artigo apresenta perspectivas teórico-metodológicas fundamentadas em pesquisas na área do ensino e aprendizagem da leitura que abordam a complexidade dos elementos envolvidos nessa tarefa de ensinar a ler. Amparado nesses pressupostos apresenta a metodologia de um programa de ensino de compreensão leitora operacionalizado nas escolas portuguesas e que vem sendo adaptado ao contexto brasileiro, em que são desenvolvidas estratégias acionadas antes, durante e depois da leitura com o intuito de promover diferentes níveis de compreensão e assim elevar o nível de competência dos estudantes. O programa em adaptação ao português do Brasil dirige-se a estudantes do 3º e 4º ano da educação básica tendo sido aplicado em três estudos piloto vinculados a diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos por duas universidades do sul do Brasil. Os resultados obtidos com a aplicação do programa em Portugal e os decorrentes da aplicação dos estudos piloto no Brasil são apresentados, evidenciando que é possível ensinar a compreender, ao mesmo tempo em que encorajam a continuidade da adaptação do programa brasileiro.
Referências
BECKER, Evelyn Z.; MCCORMICK, Sandra. A review of current research on reading instruction and the learning disabled student - ERIC Document Reproduction Service No ED3421689, 1991.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Básica – DAEB. Relatório Brasil no PISA 2018 – Versão Preliminar. Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação, INEP. Modelo teste prova Brasil. Brasília: DF, 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF, 1997.
BRAZ, Elaine Doroteia Hellwig Ensino da compreensão leitora: práticas pedagógicas e programa de intervenção. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
CADIME, Irene; RIBEIRO, Iolanda; VIANA, Fernanda Leopoldina. TCL - Teste de compreensão da leitura. Lisboa: Edições CEGOC-TEA, 2012.
CATALÀ, Glória et al. Evaluación de la comprensión lectora: pruebas ACL (1º - 6º de primaria). Barcelona: Graó, 2001.
COBB, Jeanne B. Investigating reading metacognitive strategy awareness of elementary children: A developmental continuum emerges. Journal of Research in Childhood Education, v. 31, n. 3, p. 401-418, 2017. doi:
GAJRIA, Meenakshi; SALVIA, John. The effects of summarization instruction on text comprehension of students with learning disabilities. Exceptional Children, v. 58, n. 6, p. 508-516, 1992. doi:
GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. 2. ed. Lisboa: Asa, 2000.
GRAVES, Michael; JUEL, Connie; GRAVES, Bonnie. Teaching reading in the 21st century. Michigan: Allyn and Bacon, 2001.
JENKINS, Joseph R. et al. Improving reading comprehension by using paragraph restatements. Exceptional Children, 54, 54-59,1987.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
National Reading Panel - NRP. Department of Education. Teaching children to read: An evidence based assessment of the scientiflc research literature on reading and its implications for reading instruction. Washington, DC: NICHD, 2000.
ORBEA, José María Madariaga; VILLABEITIA, Estibaliz M. The teaching of reading comprehension and metacomprehension strategies: A program implemented by teaching staff. Anales de Psicología/Annals of Psychology, v. 26, n. 1, p. 112-122, 2010. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.
PARIS, Scott; LIPSON, Marjorie; WIXSON, Karen K. Becoming a strategic reader. Contemporary Educational Psychology, v. 8, n. 3, p. 293-316, 1983. doi: .
PASSOS, Márcia Martins dos. Caminhos para o ensino da compreensão de leitura. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2018.
PEARSON, David; GALLAGHER, Margaret C. The instruction of reading comprehension: Techninal Report nº 297. Champaign: University of Illinois at Urbana, 1983.
PRESSLEY, Michael et al. The comprehension instruction that students need: Instruction fostering constructively responsive reading. Learning Disabilities Research and Practice, 10 (4), p. 215-224, 1995.
ROEHLER, Laura R.; DUFFY, Gerald G. Direct explanation of comprehension processes. In: DUFFY, Gerald G.; ROEHLER Laura R.; MASON, Jana (Eds.). Comprehension instruction: Perspectives and suggestions. New York: Longman, 1984.
SILVANO, Juliane D. R. Processos e estratégias de compreensão: o ensino de compreensão de leitura no 4º ano do Ensino Fundamental. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2019.
SWANSON, H. Lee Reading research for students with LD: What are the major instructional ingredients for successful outcomes? Perspectives, 27(2), 18-20, 1999.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Almedina, 2010.
VIANA, Fernanda Leopoldina et al. O ensino explícito da compreensão da leitura: análise do impacto de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017. doi: .
VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda PRP — Prova de reconhecimento de palavras. Lisboa: Edições CEGOC-TEA, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________