Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455281

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Estratégias metodológicas para o ensino de leitura, Compreensão de leitura

Resumo

Este artigo apresenta perspectivas teórico-metodológicas fundamentadas em pesquisas na área do ensino e aprendizagem da leitura que abordam a complexidade dos elementos envolvidos nessa tarefa de ensinar a ler. Amparado nesses pressupostos apresenta a metodologia de um programa de ensino de compreensão leitora operacionalizado nas escolas portuguesas e que vem sendo adaptado ao contexto brasileiro, em que são desenvolvidas estratégias acionadas antes, durante e depois da leitura com o intuito de promover diferentes níveis de compreensão e assim elevar o nível de competência dos estudantes. O programa em adaptação ao português do Brasil dirige-se a estudantes do 3º e 4º ano da educação básica tendo sido aplicado em três estudos piloto vinculados a diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos por duas universidades do sul do Brasil. Os resultados obtidos com a aplicação do programa em Portugal e os decorrentes da aplicação dos estudos piloto no Brasil são apresentados, evidenciando que é possível ensinar a compreender, ao mesmo tempo em que encorajam a continuidade da adaptação do programa brasileiro.

Biografia do Autor

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Pedagogia

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Psicologia

Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho

Instituto de Educação

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Godoy, D. M. A. ., Guimarães, S. R. K., & Viana, F. L. (2022). Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura. Educação, 47(1), e59/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644455281