Gênero e diversidade sexual: homofobia no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644427530

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Diversidade. Homofobia. Escola.

Resumo

 

Este artigo objetiva analisar se a escola trabalha gênero e sexualidades na perspectiva do enfrentamento e superação da homofobia. O referencial teórico abarca autores/as como Scott, Butler, Louro, Grossi, Caetano, Junqueira, Borrillo, Miskolci, entre outra/os. Foi desenvolvido uma pesquisa documental sobre o Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico da referida escola. Realizamos observações na escola e entrevistamos cinco estudantes, três pessoas da equipe diretiva e quatro professoras/es que atuam nesta turma, totalizando 12 entrevistas. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo proposto por Mayring. Os resultados indicam a presença de práticas violentas contra estudantes que apresentam uma identidade de gênero e orientação sexual diferente da heteronormatividade. Também, constatou-se que nessa turma não são desenvolvidas ações educativas para o enfrentamento da homofobia.

Biografia do Autor

Mareli Eliane Graupe, Uniplac

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), pós-doutorado em Antropologia Social , UFSC (2012).

Cleci Terezinha Lima de Lins, UNIPLAC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (2002).Mestrado em Educação pela Uniplac (2017). Professora na Rede Municipal de Lages

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Graupe, M. E., & Lins, C. T. L. de. (2018). Gênero e diversidade sexual: homofobia no contexto escolar. Educação, 43(1), 141–156. https://doi.org/10.5902/1984644427530

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