Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador-Bahia

Isabelle Pedreira Déjardin

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a cidadania na formação de alunos de uma escola pública de ensino fundamental do bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2014. Assim, foram aplicadas entrevistas com quatro professores das turmas do turno matutino dos Temas Transversais de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; questionários mistos foram aplicados com um total de quarenta alunos selecionados entre as respectivas turmas – dez por turma. Os resultados apontaram desafios e possibilidades socioambientais a partir da interdisciplinaridade do tema proposto.

 


Palavras-chave


Cidadania; Educação; Meio Ambiente.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644423965

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

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