Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia

Autores

  • Daniela Medeiros Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Simone Vione Schwengber Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417871

Palavras-chave:

Implante coclear, Mídia, Surdez/Cochlear implant, Media, Deafness.

Resumo

Resumo

 

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre mídia e a fabricação dos sujeitos surdos. Do conjunto de materiais, recortamos do Programa Fantástico especificamente o quadro sobre saúde, na reportagem intitulada “Crianças que nasceram surdas escutam pela primeira vez”. Tornamos a mídia um campo social a partir das ferramentas teóricas foucaultianas – discursos e sujeitos – analisando textos e imagens, extraindo deles seus enunciados e os regimes de verdade que produzem, de forma minuciosa, com regularidade e suposta legitimidade, um padrão social de referência e correção por meio do implante coclear – corpos-sujeitos-ouvidos – desejável. Ainda é possível perceber a invisibilização da língua de sinais e a produção de discursos que tratam a surdez como uma deficiência, localizada em um lugar de possível correção pelo implante coclear

 

Abstract

 

This article presents a reflection about the relations between the media and the fabrication of deaf citizens. The set of materials, we cut of the program “Fantastic” specifically the presentment of health, story titled "Children that was born deaf hear for the first time". We make the media a social field from Foucault's theoretical tools – speeches and subjects – analyzing texts and images, extracting them their statements and the truth regimes that produce, in detail, on a regular and supposed legitimacy, a social pattern and correction by means of cochlear implants – body-subject-ears – desirable. It is still possible notice the invisibilization of sign language and the production of speeches that treat deafness as a disability, located in a place of possible correction by the cochlear implant.

 

 

Biografia do Autor

Daniela Medeiros, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Especial/UFSM; Graduação em Pedagogia/UNIJUÍ; Graduação em Letras Libras/Licenciatura Plena/UFSC/em andamento; Especialização em Gestão Educacional/UFSM; Especialização em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência: Abordagem Interdisciplinar/Faculdade Dom Alberto; Mestrado em Educação/UFSM; Doutorado em Educação nas Ciências/UNIJUI/em andamento; Docente/DHE/UNIJUÍ; Intérprete de Libras/UNIJUÍ.

Departamento de Humanidades e Educação;

Área: Educação de Surdos.

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física, mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. É pesquisadora membro atuante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) (desde 2003) e do grupo do Grupo de Estudo e Pesquisa Paidotibus em (Ijui-CNPq) (2010) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, gênero, educação em saúde e corpo-movimento.

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Publicado

2016-07-21

Como Citar

Medeiros, D., & Schwengber, M. S. V. (2016). Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia. Educação, 41(2), 435–446. https://doi.org/10.5902/1984644417871

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua