Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414450Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Expertise, Inclusão.Resumo
A escola contemporânea vem sendo re/modelada para incluir e, a partir da inclusão, agir sobre todos os corpos. Neste cenário, tensionaremos as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Olhando para este atendimento, apoiadas em um referencial pós-estruturalista – Nikolas Rose e Michel Foucault –, partimos do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, inferimos que, constituindo-se enquanto expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________