Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização

Autores

  • Patrícia Gräff Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Daniela Medeiros Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414450

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Expertise, Inclusão.

Resumo

A escola contemporânea vem sendo re/modelada para incluir e, a partir da inclusão, agir sobre todos os corpos. Neste cenário, tensionaremos as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Olhando para este atendimento, apoiadas em um referencial pós-estruturalista – Nikolas Rose e Michel Foucault –, partimos do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, inferimos que, constituindo-se enquanto expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Gräff, P., & Medeiros, D. (2016). Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização. Educação, 1(1), 197–208. https://doi.org/10.5902/1984644414450

Edição

Seção

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