A qualidade de vida no trabalho e a saúde ocupacional dos docentes da Universidade Federal de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869171

Palavras-chave:

Gestão Pública, Políticas educacionais

Resumo

Para enfrentar a globalização e sua competitividade, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. A partir desta ideia, a qualidade de vida no trabalho tem por finalidade fazer com que os funcionários de uma organização se sintam bem em seu ambiente laboral, tornando este um lugar agradável e produtivo. Nesse contexto, investigou-se a existência de relação entre a percepção de QVT e os afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais dos docentes da Universidade Federal de Goiás. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa, tendo como base o modelo de QVT proposto por Richard Walton (1973). Os resultados indicam as categorias conceituais que influenciaram significativamente a percepção de QVT para os grupos de docentes afastados e não afastados do trabalho por doenças ocupacionais e detectaram que 23,6% dos afastamentos ocasionados por essas doenças são relacionados com a percepção da QVT.

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Biografia do Autor

Robson Mendes Neves Tsuboi, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Desenvolvimento de Pessoas pelo Centro Universitário Alves Faria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás

Daniela Rosim, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra em Engenharia de Produação pela Universidade de São Paulo

Doutora em Engenharia de Produação pela Universidade de São Paulo

Professora Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, na Universidade Federal de Goiás, atuando junto a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Tsuboi, R. M. N., & Rosim, D. (2022). A qualidade de vida no trabalho e a saúde ocupacional dos docentes da Universidade Federal de Goiás. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69171, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133869171

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