A participação social na avaliação da política educacional: as conferências municipais de educação sob análise
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133825245Resumo
Neste texto busca-se analisar a participação social na avaliação da política educacional mediante as conferências municipais de educação realizadas no município de Ananindeua/PA, no período de 2003 a 2011. A problemática foi expressa nos seguintes termos: a avaliação da política educacional implantada no município possibilitou que os segmentos sociais interessados participassem diretamente desse processo? Utilizamos a análise bibliográfica e documental. Como resultados consideramos a proporcionalidade como estratégia mais adequada nesse processo de avaliação e de construção de proposições à política municipal de educação. Apontamos que as metodologias identificadas a partir de projetos e relatórios das CMEs contribuem para a consolidação de processos de democratização da gestão educacional.
Palavras-chave: avaliação, participação social, política educacional.
Downloads
Referências
ANANINDEUA. Lei n. 2.153/2005. Cria e disciplina a organização do Sistema de Ensino do Município de Ananindeua. Ananindeua, 2005.
ANANINDEUA. Lei n. 2.063/2003. Aprova o Plano Municipal de Educação. Ananindeua, 2003.
ANANINDEUA. Lei n. 2.35, de 16/01/2009. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do Magistério Público Municipal. Ananindeua, 2009.
ANANINDEUA. Relatório da III Conferência Municipal de Educação. Ananindeua: Prefeitura Municipal, 2011.
ANANINDEUA. Relatório da IV Conferência Municipal de Educação. Ananindeua: Prefeitura Municipal, 2012.
ANANINDEUA. Projeto da IV Conferência Municipal de Educação. Ananindeua: Prefeitura Municipal, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez.1996.
ANANINDEUA. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
COSTA, Sérgio. As cores de Ercília. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
DARHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: USP, 2005.
GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques. Avaliação de políticas sociais e cidadania: pela ultrapassagem do modelo funcional clássico. In: SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: Veras, 2001, p. 34-48.
LIMA, Francisco Willams Campos. O controle social no sistema municipal de ensino de Ananindeua - PA: desafios e possibilidades. Belém: UFPA, 2010. 215f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará.
PARO, Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e Silva. Avaliação de políticas e programas sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.