Social participation in the evaluation of educational policy: the municipal conferences of education under analysis

Authors

  • João Paulo da Conceição Alves Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Francisco Willams Campos Lima Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133825245

Abstract

The present study aims to analyze social participation in the evaluation of educational policy through the municipal education conferences held in the city of Ananindeua/PA, from 2003 to 2011. As a problem question we have: the evaluation of the educational policy implemented in the municipality, made possible that the interested social segments participated directly in this process? We use bibliographical and documentary analysis. As results, we consider proportionality as the most adequate strategy in this process of evaluation and construction of propositions to municipal education policy. We point out that the methodologies identified from projects and reports of CMEs have contributed to the consolidation of processes of democratization of educational management.

Key-words: evaluation, social participation, educational politics.

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Author Biographies

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente participa de projetos de pesquisa na área educacional e de discussões no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPa). Sua área de atuação é Trabalho e Educação compreendendo as seguintes sub-áreas: Pedagogia das Competências, Práticas Pedagógicas e Contra-Hegemonia e Formação Humana. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e diversos trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de ter produzido alguns capítulos de livros na área da educação. É pedagogo do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação do estado do Amapá (SEED/AP), e associado à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação) e SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Francisco Willams Campos Lima, Universidade do Estado do Pará

Pedagogo pela Universidade Federal do Pará - UFPA; especialista em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG; Mestre e Doutor em Políticas Educacionais pela UFPA. Presidiu o Conselho Municipal de Educação de Ananindeua - PA, no período de 2008 a 2013, tendo coordenado a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME, no Estado do Pará, de novembro 2009 a agosto de 2012. Exerceu a função de diretor de unidades de educação básica da iniciativa privada e da rede pública municipal; desenvolveu atividades de assessor técnico nos Conselhos Municipais de Belém - PA e de Ananindeua - PA, sendo também conselheiro neste último. Atualmente, é professor da Universidade Estadual do Pará - UEPA e pesquisador na Universidade Federal do Pará - UFPA/OBSERVE. Coordena o Fórum Municipal de Educação e Preside o Conselho Municipal de Educação de Ananindeua - PA. É vice-coordenador do Fórum Estadual de Educação - FEE/PA e participa como membro titular do Fórum Gestor do PARFOR, no Estado do Pará. Nos últimos anos, vem realizando pesquisas na área das políticas educacionais e de formação do trabalhador.

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Published

2017-04-07

How to Cite

Alves, J. P. da C., & Campos Lima, F. W. (2017). Social participation in the evaluation of educational policy: the municipal conferences of education under analysis. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 33–42. https://doi.org/10.5902/2318133825245

Issue

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Artigos