Desafios da gestão escolar: um estudo sobre cinco escolas da rede municipal de Caucaia/CE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887252Palavras-chave:
DIRETOR ESCOLAR, DESAFIOS, ESCOLA PÚBLICAResumo
Nesse artigo, aborda-se os desafios da gestão escolar com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores no cotidiano da escola. O estudo caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de observação, questionário e entrevista semiestruturada, com cinco secretários e cinco gestores escolares da rede municipal de Caucaia/CE. Analisou-se o material coletado a partir das entrevistas, utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os maiores desafios percebidos por esses atores estão relacionados aos problemas sociais e econômicos dos alunos, a infraestrutura e a territorialidade. Constatou-se que a gestão das escolas conta com o apoio da comunidade, da secretaria de educação e das políticas públicas existentes.
Downloads
Referências
CEARÁ. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: Spaece. Fortaleza: Secretaria de Edcação, 2022.
IBGE. Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 10 nov. 2023.
IBGE. Cidades: panorama do município de Caucaia. Brasília: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/caucaia/panorama. Acesso em: 10 nov. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
MARINHO, Iasmim da Costa. Escolas sitiadas: gestão das desigualdades em territórios periféricos da cidade de Fortaleza (CE). Fortaleza: Uece, 2022. 357f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
AZEVEDO, Fernando et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova: a reconstrução educacional do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Gestão escolar no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2020.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.