Desafios da gestão escolar: um estudo sobre cinco escolas da rede municipal de Caucaia/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887252

Palavras-chave:

DIRETOR ESCOLAR, DESAFIOS, ESCOLA PÚBLICA

Resumo

Nesse artigo, aborda-se os desafios da gestão escolar com o objetivo de  identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores no cotidiano da escola. O estudo caracteriza-se como pesquisa de natureza qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de observação, questionário e entrevista semiestruturada, com cinco secretários e cinco gestores escolares da rede municipal de Caucaia/CE. Analisou-se o material coletado a partir das entrevistas, utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os maiores desafios percebidos por esses atores estão relacionados aos problemas sociais e econômicos dos alunos, a infraestrutura e a territorialidade. Constatou-se que a gestão das escolas conta com o apoio da comunidade, da secretaria de educação e das políticas públicas existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucivalda Ferreira Vitoriano, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa: Formação e Políticas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação(PPGE) do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ-2013). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2007). Professora Efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza-Ce. Atualmente integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA-UECE) coordenado pela profª Dra. Sofia Lerche Vieira.

Maria de Fátima Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras. Especialização em Metodologia para o Ensino Fundamental e Médio. Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Mestranda em Educação, linha de pesquisa Gestão Educacional e Escolar. Projeto de Pesquisa intitulado " A gestão escolar frente aos desafios da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Fortaleza". (Orientadora profa Dra Sofia Lerche Vieira). Servidora pública Municipal e Estadual, pertencente ao quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME/Fortaleza, professora) e do Estado do Ceará, (SEDUC/Ce, professora), atualmente na função de gestora. 

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNEd), Espanha. Professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Bolsista de Produtividade Senior (PQ-Sr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais (DGPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA), do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Exerceu a docência na Universidade Federal do Ceará, de onde é professora titular aposentada, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde foi bolsista do Programa Professor Visitante Nacional Senior (PVNS) da CAPES e na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Foi professora visitante do Lemann Center, da Stanford University. Integrou o Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq, onde coordenou vários projetos de pesquisa. Realizou estudos e pesquisas para organizações nacionais (Instituto UNIBANCO, CENPEC, Instituto Votorantim e Fundação Brava) e internacionais (UNESCO, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento). Sua trajetória acadêmica registra 84 artigos, 133 capítulos de livros, livros e/ou organização de livros e 70 orientações (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado). Na gestão pública, exerceu o cargo de secretária de educação do estado do Ceará. Escreve sobre política e gestão da educação básica. Contribui para a difusão científica em artigos jornalísticos mensais (O POVO). Membro da Assembleia da D3E (Dados para um Debate Democrático na Educação). Figura no index Latin American Top 100 Education Scientists de 2022, com 3.575 citações no Google Scholar, além da publicação de livros e artigos.

Referências

CEARÁ. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: Spaece. Fortaleza: Secretaria de Edcação, 2022.

IBGE. Censo 2010. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 10 nov. 2023.

IBGE. Cidades: panorama do município de Caucaia. Brasília: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/caucaia/panorama. Acesso em: 10 nov. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

MARINHO, Iasmim da Costa. Escolas sitiadas: gestão das desigualdades em territórios periféricos da cidade de Fortaleza (CE). Fortaleza: Uece, 2022. 357f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

AZEVEDO, Fernando et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova: a reconstrução educacional do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloísa Maia; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Gestão escolar no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2020.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

23-06-2024

Como Citar

Vitoriano, L. F., Bezerra, M. de F., & Vieira, S. L. (2024). Desafios da gestão escolar: um estudo sobre cinco escolas da rede municipal de Caucaia/CE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87252. https://doi.org/10.5902/2318133887252

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.