O papel da gestão escolar nas estratégias de melhoria educacional e no desempenho no Spaece de uma escola municipal de Pacatuba/CE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890546Palavras-chave:
Spaece, Gestão escolar, Políticas educacionaisResumo
Nesse artigo aborda-se as políticas de melhoria educacional implantadas pela gestão escolar numa escola localizada em Pacatuba/CE, focando no desempenho dos alunos no Spaece. O objetivo foi analisar como a gestão escolar utiliza os resultados da avaliação para implantar estratégias visando a melhoria do desempenho dos alunos. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário sobre as estratégias educacionais. As respostas foram analisadas com base na Análise do Discurso. Os resultados revelaram dificuldades na implementação dessas políticas, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e o baixo engajamento de alunos. Concluiu-se que a gestão escolar possui papel fundamental no uso dos resultados do Spaece para promover a melhoria contínua da qualidade da educação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Wendel Melo; SILVA, Amsranon Guilherme Felicio Gomes da; SANTOS, Maria José Costa dos. O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece): trinta anos de história. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 34, 2023, p. 1-23. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17486
ARARIPE, Milena Soares Bezerra Alencar. et al. Sistemas brasileiros de avaliação da educação: o Spaece no centro do debate. International Journal of Development Research, [s.l.], v. 12, 2022, p. 58776-58782.
AZEVEDO, Italândia Ferreira de; ALVES, Francisco Régis Vieira. Avaliações externas (Enem e Spaece): o impacto da gestão escolar nos resultados de Matemática. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 11, 2019, p. 189-207.
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARVALHO, Francisco Geraldo Freitas. Introdução à metodologia do estudo e do trabalho científico. Fortaleza: Expressão, 2016.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, 2011, p. 251-266.
FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, E loisa Maia; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação em larga escala no Ceará e as políticas de accountability: o protagonismo do Spaece. Práxis Educacional (Online), Vitória da Conquista, v. 61, 2020.p. 452-471. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Liduina Maria; VIDAL, Eloisa Maia. Educação municipal e políticas de indução: o visível e o invisível. Research, Society and Development, Itabira, v. 11, 2022, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29409
LIMA, Alessio Costa. Ciclo de avaliação da educação básica do Ceará: principais resultados. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, 2012, p. 38-58. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121914
MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; LIMA, Diva; FARIAS, Maria Adalgiza de. Política de avaliação educacional no Estado do Ceará: histórico dos programas de avaliação da Secretaria de Educação Básica do Ceará. Tópicos Educacionais, Recife, v. 1, 2013, p. 54-75.
MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; FARIAS, Maria Adalgiza de. SPAECE: Uma história em sintonia com avaliação educacional do Governo Federal. Revista de Humanidades, Fortaleza, v. 31, 2016, p. 525-547. DOI: https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.525-547
MENEZES, Lucia Kelly Souza; KISTEMANN JÚNIOR, Marco Aurélio. Plano de ação educacional para a formação continuada de professores: Uma proposta para o uso pedagógico dos dados do SPAECE. Boletim Ceareanse de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, 2021, p. 1268-1283. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4828
PEREIRA, Valberto Rômulo Feitosa; PAULA, Anderson Damasceno de; ARAUJO, Cristian Oliveira. Método de agrupamento aplicado à avaliação escolar: um estudo de caso para avaliações de larga escala. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, 2020, p. 901-919. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4413
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de programas educacionais: duas questões. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2010, p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v1i1.11
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.