O papel da gestão escolar nas estratégias de melhoria educacional e no desempenho no Spaece de uma escola municipal de Pacatuba/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890546

Palavras-chave:

Spaece, Gestão escolar, Políticas educacionais

Resumo

Nesse artigo aborda-se as políticas de melhoria educacional implantadas pela gestão escolar numa escola localizada em Pacatuba/CE, focando no desempenho dos alunos no Spaece. O objetivo foi analisar como a gestão escolar utiliza os resultados da avaliação para implantar estratégias visando a melhoria do desempenho dos alunos. A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário sobre as estratégias educacionais. As respostas foram analisadas com base na Análise do Discurso. Os resultados revelaram dificuldades na implementação dessas políticas, como a falta de recursos, infraestrutura inadequada e o baixo engajamento de alunos. Concluiu-se que a gestão escolar possui papel fundamental no uso dos resultados do Spaece para promover a melhoria contínua da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Andressa Maria Tavares Camêlo, Universidade Federal do Cariri

Universidade Federal do Cariri.

Jaqueline Dourado do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Professora Efetiva do Curso de Administração Pública e Gestão Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação em Pedagogia pela UFBA (2010) e em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2007), Especialista em Educação à Distância e em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Bahia (2013). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas áreas de Avaliação, Políticas Públicas em Educação, Educação à Distância, Gênero e Raça. Desenvolve trabalhos e projetos na área de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como coordenadora executiva do Projeto ECOSOL-EJA, ITES/UFBA-MEC e como coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador. É líder do Grupo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (GAAP), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e certificado pela UFCA.

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Publicado

15-03-2025

Como Citar

Camêlo, A. M. T., & Nascimento, J. D. do. (2025). O papel da gestão escolar nas estratégias de melhoria educacional e no desempenho no Spaece de uma escola municipal de Pacatuba/CE. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90546. https://doi.org/10.5902/2318133890546

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