Reflexões sobre a Filosofia como componente curricular da educação básica

Autori

  • Maria Clara Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065732968

Parole chiave:

Educação, Ensino da Filosofia, Teoria Crítica

Abstract

Este artigo se propõe refletir sobre a filosofia na educação escolar, sua metodologia se baseando na Teórica Crítica de Theodor Adorno e M. Horkheimer, que é usada na construção de uma tecedura expositiva em que os endereços históricos do ensino da filosofia são trazidos como pontos de apoio para fazer emergir as fissuras de contradição envolvendo a relação entre o conhecimento de filosofia e o espaço dado à mesma na educação formal brasileira. Seu objetivo é problematizar o horizonte desse ensino de filosofia fazendo uso de sua historicidade no exercício do pensar elucidativo. Por isso, os pontos de contradição trazidos pela análise histórica endereçadora da relação tempo-espaço e modelação dos elementos identificativos do ensino da filosofia nos servem como fios condutores que tornam razoável a visibilização desse horizonte em suas lacunas potenciais. A conclusão desse artigo, coerente com seu ponto de apoio metodológico, não preconiza uma fórmula de salvação, pelo contrário, ela pressupõe tornar audível uma voz encarnada de várias vozes sobre o tema ensino da filosofia como componente curricular, acreditando que o diálogo aberto já faz parte do próprio exercício filosófico de pensar a si mesmo como conteúdo escolar necessário para um projeto coletivo de sociedade democrática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Maria Clara Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor W. Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1992.

ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

BRASIL, MEC/SEB. Parâmetros curriculares nacionais - Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2000.

BRASIL, MEC/SEB. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

CABRERA, Julio. Diário de um Filósofo no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2010.

GALO, Sílvio, KOHAN, Walter Omar . Crítica de Alguns Lugares-Comuns ao se Pensar a Filosofia no Ensino Médio. In GALO, Sílvio, KOHAN, Walter Omar (Org). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 174-205.

HORN, Geraldo B. Apresença da Filosofia no Curriculo do Ensino Médio Brasileiro: uma Pespectiva Hiatórica. In GALO, Sílvio, KOHAN, Walter Omar(Org). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 17-33.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Unesp, 2015.

HORKHEIMER, Max. Filosofia e a Teoria Crítica. In. BENJAMIN, walter. HORKHEIMER, Max. ADORNO, Theodor W. HABERMAS, Jurgen. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 155-161.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In. BENJAMIN, walter. HORKHEIMER, Max. ADORNO, Theodor W. HABERMAS, Jurgen. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 117-154.

KOHAN, Walter Omar. O Ensino da Filosofia Frente à Educação como Formação. In GALO, Sílvio. CORNELLI, Gabriele, DANELON, Marcio (org). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 33-49.

RODRIGO, Lidia M. Filosofia em sala de Aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SEVERINO, Antônio J. O Ensino da Filosofia: Historicidade do Conhecimento e Construção da Aprendizagem. In GALO, Sílvio. CORNELLI, Gabriele, DANELON, Marcio (org). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003, p. 50-59.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-02-20

Come citare

Santos, M. C. P. (2019). Reflexões sobre a Filosofia como componente curricular da educação básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065732968

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

1 2 3 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.