Reflexões sobre a Filosofia como componente curricular da educação básica

Auteurs-es

  • Maria Clara Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065732968

Mots-clés :

Educação, Ensino da Filosofia, Teoria Crítica

Résumé

Este artigo se propõe refletir sobre a filosofia na educação escolar, sua metodologia se baseando na Teórica Crítica de Theodor Adorno e M. Horkheimer, que é usada na construção de uma tecedura expositiva em que os endereços históricos do ensino da filosofia são trazidos como pontos de apoio para fazer emergir as fissuras de contradição envolvendo a relação entre o conhecimento de filosofia e o espaço dado à mesma na educação formal brasileira. Seu objetivo é problematizar o horizonte desse ensino de filosofia fazendo uso de sua historicidade no exercício do pensar elucidativo. Por isso, os pontos de contradição trazidos pela análise histórica endereçadora da relação tempo-espaço e modelação dos elementos identificativos do ensino da filosofia nos servem como fios condutores que tornam razoável a visibilização desse horizonte em suas lacunas potenciais. A conclusão desse artigo, coerente com seu ponto de apoio metodológico, não preconiza uma fórmula de salvação, pelo contrário, ela pressupõe tornar audível uma voz encarnada de várias vozes sobre o tema ensino da filosofia como componente curricular, acreditando que o diálogo aberto já faz parte do próprio exercício filosófico de pensar a si mesmo como conteúdo escolar necessário para um projeto coletivo de sociedade democrática.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Clara Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

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Publié-e

2019-02-20

Comment citer

Santos, M. C. P. (2019). Reflexões sobre a Filosofia como componente curricular da educação básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(2). https://doi.org/10.5902/2448065732968

Numéro

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Artigos – Demanda contínua

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