Experiências Metodológicas de Ensino no Pibid Filosofia da Universidade Federal do Ceará

Autori

  • Evanildo Costeski Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará
  • José Carlos Silva de Almeida Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065724788

Parole chiave:

Ensino, Filosofia, Metodologias, Cotidiano

Abstract

O presente relato apresenta duas experiências metodológicas de ensino de filosofia desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID Filosofia da Universidade Federal do Ceará, nas quais os conteúdos filosóficos ministrados valorizam a vivência do discente como ponto de partida para a reflexão e ao qual se busca, ao fim do processo, transformar a sua realidade cotidiana.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Evanildo Costeski, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

Professor na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

José Carlos Silva de Almeida, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

Professor na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará

Riferimenti bibliografici

CAPES. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 31 mar. 2015.

COSTESKI, Evanildo. Considerações sobre o Ensino de Filosofia no Nível Médio. In: SOUZA, Vinícios R.; FICK, Vera M. S. (Org.). Epistemologia e Tecnologias para o Ensino das Ciëncias Humanas e Sociais. Fortaleza: Tiprogresso, 2009, v. 03, p. 12-26.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.

GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René J. T.; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, p. 15-36.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Prefácio de Gyorgy

Lukacs. Barcelona: Peninsula, 1991.

HELLER, Agnes. Para mudar de vida: felicidade, liberdade e democracia. Entrevista a Ferdinando Adornato. São Paulo: Brasiliense, 1982.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-02-09

Come citare

Costeski, E., & Almeida, J. C. S. de. (2017). Experiências Metodológicas de Ensino no Pibid Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065724788

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.