Experiências Metodológicas de Ensino no Pibid Filosofia da Universidade Federal do Ceará
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065724788Mots-clés :
Ensino, Filosofia, Metodologias, CotidianoRésumé
O presente relato apresenta duas experiências metodológicas de ensino de filosofia desenvolvidas no âmbito do subprojeto PIBID Filosofia da Universidade Federal do Ceará, nas quais os conteúdos filosóficos ministrados valorizam a vivência do discente como ponto de partida para a reflexão e ao qual se busca, ao fim do processo, transformar a sua realidade cotidiana.
Téléchargements
Références
CAPES. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Aperfeiçoa e atualiza as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 31 mar. 2015.
COSTESKI, Evanildo. Considerações sobre o Ensino de Filosofia no Nível Médio. In: SOUZA, Vinícios R.; FICK, Vera M. S. (Org.). Epistemologia e Tecnologias para o Ensino das Ciëncias Humanas e Sociais. Fortaleza: Tiprogresso, 2009, v. 03, p. 12-26.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.
GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René J. T.; GOTO, Roberto. Filosofia no Ensino Médio: Temas problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007, p. 15-36.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Prefácio de Gyorgy
Lukacs. Barcelona: Peninsula, 1991.
HELLER, Agnes. Para mudar de vida: felicidade, liberdade e democracia. Entrevista a Ferdinando Adornato. São Paulo: Brasiliense, 1982.