A filosofia na reforma curricular do Ensino Médio pós LDB: habilidades e competências na formação para a cidadania

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul
  • Ana Lucia Kapczynski Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065723827

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Formação, Cidadania

Resumo

A necessidade de caracterizar a filosofia como disciplina escolar motivou esta pesquisa documental em torno do planejamento curricular, com enfoque na seleção dos conteúdos mínimos para a base nacional comum. Nosso objetivo é compreender as diretrizes para o ensino de filosofia previsto pela reforma curricular no Ensino Médio em contextos de transição da formação instrumental científico-tecnológica, de caráter elitista e propedêutico, para a formação cidadã baseada nos ideais de humanismo e diversidade. Para tanto nos baseamos especificamente nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1999. Nesse período entrou em cena a universalização do Ensino Médio com a proposta de formação geral em substituição à educação técnica por especialidades. Priorizou-se o desenvolvimento de habilidades e competências em quatro grandes áreas, incluindo as linguagens e seus códigos, os conhecimentos de matemática e as ciências Naturais e Humanas. A flexibilidade e a contextualização elevaram a seleção dos conteúdos ao segundo plano, relegando à filosofia o caráter interdisciplinar para o diálogo com a ciência e a tecnologia, ao desenvolvimento da leitura, da problematização, da análise e da escrita a partir das dimensões ética (identidade autônoma), estética (sensibilidade) e política (equidade e democracia)

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Professor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Ana Lucia Kapczynski, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Mestranda na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Referências

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)] LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9.ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara: 2014. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=LDB&oq=LDB&aqs=chrome..69i57j69i60l2.263

j0j7&sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF8#q=LDB+Camara+dos+deputados+2014 Acesso em 14/07/15

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Fávero, A. A., & Kapczynski, A. L. (2016). A filosofia na reforma curricular do Ensino Médio pós LDB: habilidades e competências na formação para a cidadania. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065723827

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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