Ensinar Filosofia ou filosofar?

Autores

  • José Francisco Xarão Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065727423

Palavras-chave:

Estudante, Filosofia, Ensino

Resumo

O artigo propõe discutir duas ideias básicas: a primeira é que aprender filosofia não é simplesmente decorar conceitos, teorias ou conclusões a que filósofos consagrados já chegaram. A segunda é que ensinar filosofia tem pouca ou nenhuma relação com longas aulas, ainda que incrementadas com todos os recursos didáticos disponíveis. Essa discussão remete à conclusão de que só podemos aprender filosofia filosofando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Xarão, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais

Professor na Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais

Referências

A Origem (Inception), 2010. Longa metragem, EUA/Reino Unido. Direção: Christopher Nolan.

ARANHA, Maria Lucia; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 7ª.ed., Trad. Roberto Raposo. São Paulo : Companhia das Letras, 1997.

ASPIS, Renata Pereira Lima. Professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Como Experiência Filosófica. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832.pdf. Acesso em 26 mai. 2017.

BENETTI, Cláudia Cisiane. Filosofia e ensino, singularidade e diferença: entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13a ed. São Paulo: Ática, 2003.

DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores) GALLO, Silvio; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar (orgs). Filosofia no ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. 8ª.ed., Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

KANT, Imannuel. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção “Os Pensadores”).

KOHAN, Walter Omar. Sobre o ensinar e o aprender... Filosofia. In.: Piovesan, Américo; Eidt, Celso etti alli. Filosofia e ensino em debate. Ijui: EdUnijui, 2002. (Col. Filosofia e Ensino, 2), p. 175-192.

MATRIX, 1999. Longa metragem, EUA. Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski.

MORTON, Adam. Philosophy in Practice: An introduction to the Main Questions. 2ª.ed., Malden (Massachussetts): Blackwell publishing, 2004.

MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.

PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997 (Círculo do Livro). Disponível em: http://www.portalfil.ufsc.br/republica.pdf. Acesso em 29 mai. 2017.

ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. São Paulo: Moderna, 1999.

SARDI, Sérgio. A filosofia pode ser ensinada? Sobre o viver, o escutar, o prazer e outras dimensões do filosofar. In.: Piovesan, Américo; Eidt, Celso et alii. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002. (Col. Filosofia e Ensino, 2), p. 561-573.

SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana Míriam. Pensando melhor - iniciação ao filosofar. 4.ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2003.

SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Xarão, J. F. (2017). Ensinar Filosofia ou filosofar?. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065727423

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.