O uso do texto filosófico na educação básica: é possível ler Kant?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065774482Schlagworte:
Ensino de filosofia, filosofia, ensino médio, texto filosóficoAbstract
É possível trabalhar com textos clássicos da filosofia no atual contexto das escolas públicas brasileiras? Se sim, como fazer uso desses textos? Quais as possibilidades e os limites para nossas pretensões, enquanto professores de filosofia, quanto ao uso do texto filosófico? Importantes teóricos do ensino de filosofia no Brasil, tal como Lidia Maria Rodrigo, Renata Aspis e Silvio Gallo, defenderam que os textos filosóficos não apenas podem e devem ser trabalhados em sala de aula, mas ainda que tais textos devem ocupar papel central no ensino da disciplina. Cabe refletir sobre essa proposta a partir da realidade na qual estamos hoje inseridos, pretensão do texto que se segue e cujo objetivo é discutir as possibilidades e os limites do uso do texto filosófico a partir do relato de minha experiência no estágio em filosofia, que foi realizado em uma turma do segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS.
Downloads
Literaturhinweise
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
KOKOFLIX. Koko Responds to a Sad Movie. Youtube, 19 jun. 2011. Disponível em: https://youtu.be/EWxCM6llL60. Acesso em: 15 jun. 2023.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
THE HUMANE SOCIETY OF UNITED STATES. Salve o Ralph - Curta com Rodrigo Santoro. Youtube, 16 abr. 2021. Disponível em: https://youtu.be/AjdMtLF0Z6w. Acesso em: 15 jun. 2023.
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.