Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065746930

Palavras-chave:

Filosofia, Crianças, Formação, Professor, Experiências.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação do/a professor/a que irá atuar no Programa de Filosofia para Crianças, idealizado e posto em prática pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman, em 1969; e, também, compreender o processo de formação do/a professor/a para atuar na composição de Experiências de Pensamento, proposta do movimento de Filosofia com Crianças desenvolvido e coordenado pelo filósofo e educador argentino Walter Kohan, desde 2007. Para compreender esse processo formativo, nesses dois autores, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas através das quais percebemos que em Lipman a formação do professor ocorre de forma sistematizada e rigorosa concebida em quatro estágio: preparo de monitores; estágio de preparação do currículo; estágio modelador; estágio de observação. Enquanto que em Kohan essa formação vai acontecendo no processo colaborativo que envolve a dinâmica relação que passa a ocorrer e aproximar a escola de educação básica e a universidade. Percebemos, ainda, que, mesmo com perspectivas diferentes em suas teorias e práticas de filosofia “para” e “com” crianças, ambos, Lipman e Kohan, defendem a necessidade de uma formação específica para o/a professor/a que irá atuar em tais práticas tendo em vista contribuir para o desenvolvimento do filosofar das crianças desde a educação infantil.

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Biografia do Autor

Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduanda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Maria Reilta Dantas Cirino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Professora doutora pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Cantalice, G. de F. B. da S., & Cirino, M. R. D. (2020). Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e18/ 1–13. https://doi.org/10.5902/2448065746930

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar

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