Filosofia e infância: formação docente para atuar em filosofia para/com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065746930Palavras-chave:
Filosofia, Crianças, Formação, Professor, Experiências.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação do/a professor/a que irá atuar no Programa de Filosofia para Crianças, idealizado e posto em prática pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman, em 1969; e, também, compreender o processo de formação do/a professor/a para atuar na composição de Experiências de Pensamento, proposta do movimento de Filosofia com Crianças desenvolvido e coordenado pelo filósofo e educador argentino Walter Kohan, desde 2007. Para compreender esse processo formativo, nesses dois autores, foram realizadas pesquisas teóricas e práticas através das quais percebemos que em Lipman a formação do professor ocorre de forma sistematizada e rigorosa concebida em quatro estágio: preparo de monitores; estágio de preparação do currículo; estágio modelador; estágio de observação. Enquanto que em Kohan essa formação vai acontecendo no processo colaborativo que envolve a dinâmica relação que passa a ocorrer e aproximar a escola de educação básica e a universidade. Percebemos, ainda, que, mesmo com perspectivas diferentes em suas teorias e práticas de filosofia “para” e “com” crianças, ambos, Lipman e Kohan, defendem a necessidade de uma formação específica para o/a professor/a que irá atuar em tais práticas tendo em vista contribuir para o desenvolvimento do filosofar das crianças desde a educação infantil.
Downloads
Referências
CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e Dissertações).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félex. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.VI. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997. (Coleção TRANS).
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KOHAN, Walter Omar. (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
KOHAN, Walter Omar. Palavras, passos e nomes para um projeto. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 13 – 49. (Coleção Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, BEATRIZ Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: autenticam 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).
KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, BEATRIZ Fabiana; WOZNIAK, Jason. Repensando, com outras vozes, os sentidos do filosofar. In: KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 169 – 239.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990. (Novas buscas em educação; v. 39).
LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.
LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. 4.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.