CAMINHOS LITERÁRIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065736384

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino de Filosofia, Literatura

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia fundamentada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à natureza da filosofia e de seu ensino, na qual seu desenvolvimento é provocado pelos problemas que são explorados e discutidos pelos filósofos ao longo da história. Dentre as metodologias disponíveis, a abordagem problemática do ensino de filosofia mostra-se a mais coerente com a natureza da disciplina e de seu ensino porque postula o exercício criativo do filosofar por parte do estudante. Considerando algumas pedagogias atuais que postulam uma forma de ensino menos compartimentada e mais integrada, sua articulação com a literatura apresenta-se como um caminho possível para o ensino de filosofia no contexto da educação básica. Dadas as antigas relações entre filosofia e literatura, texto e discurso surgem, a um tempo, como recurso e produto das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro de Souza Maiotti, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil

Referências

BENOIT, Lelita Oliveira. Leitura e a interpretação de textos filosóficos: teorias e experiências. In: CARVALHO, M; CORNELLI, G (Org.). Ensinar filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013, cap. 8, p. 131-141.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Filosofia e Literatura. Revista Limiar, Guarulhos, vol. 3, n. 5, 4-14, 2016.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. O ensino de filosofia e a criação de conceitos. Cad. Cedes, Campinas, vol.24, n. 64, p.359-371, 2004.

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, M; CORNELLI, G (Org.). Ensinar filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013, cap. 7, p. 105-128.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Modos de ler a filosofia: uma conversa com iniciantes e iniciados. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, vol. 2, n.1, p. 6-18, 2016.

MURCHO, Desiderio Orlando Figueiredo. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educação, Santa Maria, v.27, n.2, p. 13-17, 2002.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Maiotti, Álvaro de S. (2019). CAMINHOS LITERÁRIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 5(2), 89–99. https://doi.org/10.5902/2448065736384

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas da Filosofia no Ensino Médio

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.