CAMINHOS LITERÁRIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Álvaro de Souza Maiotti

Resumo


O objetivo do presente artigo consiste em delinear uma proposta metodológica para o ensino de filosofia fundamentada em suas relações com a literatura. Como ponto de partida, adotamos uma concepção contemporânea e bem específica quanto à natureza da filosofia e de seu ensino, na qual seu desenvolvimento é provocado pelos problemas que são explorados e discutidos pelos filósofos ao longo da história. Dentre as metodologias disponíveis, a abordagem problemática do ensino de filosofia mostra-se a mais coerente com a natureza da disciplina e de seu ensino porque postula o exercício criativo do filosofar por parte do estudante. Considerando algumas pedagogias atuais que postulam uma forma de ensino menos compartimentada e mais integrada, sua articulação com a literatura apresenta-se como um caminho possível para o ensino de filosofia no contexto da educação básica. Dadas as antigas relações entre filosofia e literatura, texto e discurso surgem, a um tempo, como recurso e produto das aulas.

Palavras-chave


Educação Básica; Ensino de Filosofia; Literatura

Texto completo:

PDF

Referências


BENOIT, Lelita Oliveira. Leitura e a interpretação de textos filosóficos: teorias e experiências. In: CARVALHO, M; CORNELLI, G (Org.). Ensinar filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013, cap. 8, p. 131-141.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Filosofia e Literatura. Revista Limiar, Guarulhos, vol. 3, n. 5, 4-14, 2016.

GALLINA, Simone Freitas da Silva. O ensino de filosofia e a criação de conceitos. Cad. Cedes, Campinas, vol.24, n. 64, p.359-371, 2004.

GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira; KOHAN, Walter Omar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, M; CORNELLI, G (Org.). Ensinar filosofia. Vol. 2. Cuiabá: Central de Texto, 2013, cap. 7, p. 105-128.

HEUSER, Ester Maria Dreher. Modos de ler a filosofia: uma conversa com iniciantes e iniciados. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, vol. 2, n.1, p. 6-18, 2016.

MURCHO, Desiderio Orlando Figueiredo. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educação, Santa Maria, v.27, n.2, p. 13-17, 2002.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065736384

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________