Sobre a construção dos fichários para exercícios filosóficos a partir do método da imagem-questão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065773387Palavras-chave:
Ensino de filosofia, material didático, fichárioResumo
Este artigo é resultado de um processo coletivo, desencadeado entre os meses de maio e agosto de 2022, na disciplina Práticas de ensino de filosofia: programas de ensino, no segundo quadrimestre de 2022, no curso de licenciatura em filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Encerrada a disciplina e a proposta de criação de um fichário para ensino de filosofia, consideramos a relevância de transformar esse processo em um artigo, a fim de, em primeiro lugar, mostrar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento da proposta e, em segundo lugar, compartilhar com a comunidade interessada os fichários desenvolvidos, seu propósito de oferecer mais uma ferramenta para o ensino de filosofia e fomentar, inclusive, a continuidade deste trabalho que está em aberto.
Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. RJ: Civilização brasileira, 2007.
CASTRO, Manuel Antônio de. (org.) A arte em questão: as questões da arte. RJ: 7 letras, 2005.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Xavier. BH: Autêntica, 2009.
CERLETTI, A.; KOHAN, W. A filosofia no ensino médio: caminhos para pensar o seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo. Brasília: Editora da UNB, 1999.
CILENTO, Ângela; GONTIJO, Pedro. Produção de material didático pedagógico para a Filosofia: ensinar como um jogo e com o uso dos jogos. Coluna Anpof, 11.10.2021.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro, Imago, 1977
GONTIJO, Pedro. “Ensino de Filosofia e uso do Livro Didático: um debate necessário”, Revista O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.133-147, jan.-jun.2019.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar de brincar. Fundamentos esquecidos do humano. SP: Palas Athena, 2019.
PINTO, Felipe; PEREIRA, Tais. Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e o seu contexto. Revista O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.108-132, jan.-jun.2019.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais. O fichário de Viola Spolin. SP: Perspectiva, 2014.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. O livro do professor. SP: Perspectiva, 2007.
VON ZUBEN, M.; ARAÚJO, J. S.; COSTA, I. M. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 20: maio-out/2013, p. 157- 178.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.