Sobre a construção dos fichários para exercícios filosóficos a partir do método da imagem-questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065773387

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, material didático, fichário

Resumo

Este artigo é resultado de um processo coletivo, desencadeado entre os meses de maio e agosto de 2022, na disciplina Práticas de ensino de filosofia: programas de ensino, no segundo quadrimestre de 2022, no curso de licenciatura em filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Encerrada a disciplina e a proposta de criação de um fichário para ensino de filosofia, consideramos a relevância de transformar esse processo em um artigo, a fim de, em primeiro lugar, mostrar os fundamentos que orientaram o desenvolvimento da proposta e, em segundo lugar, compartilhar com a comunidade interessada os fichários desenvolvidos, seu propósito de oferecer mais uma ferramenta para o ensino de filosofia e fomentar, inclusive, a continuidade deste trabalho que está em aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samon Noyama, Universidade Federal do ABC

Professor Doutor na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Lucas Magno dos Santos Nogueira, Universidade Federal do ABC

Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Bruno Romio Oliveira, Universidade Federal do ABC

Graduado em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Henry Wachtler da Costa, Universidade Federal do ABC

Graduando em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Beatriz Bondi Felix dos Reis, Universidade Federal do ABC

Bacharel em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Bárbara Simão Corredor, Universidade Federal do ABC

Graduanda em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Marcos Vinicius Pereira Silva, Universidade Federal do ABC

Graduando em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Luara Kollar Marques Menegueli, Universidade Federal do ABC

Graduanda em Ciências e Humanidades na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Gabriel Peres Ross, Universidade Federal do ABC

Graduando em Matemática na Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil.

Gabriel Alvarez, Universidade Federal do ABC

Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. RJ: Civilização brasileira, 2007.

CASTRO, Manuel Antônio de. (org.) A arte em questão: as questões da arte. RJ: 7 letras, 2005.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Xavier. BH: Autêntica, 2009.

CERLETTI, A.; KOHAN, W. A filosofia no ensino médio: caminhos para pensar o seu sentido. Tradução de Norma Guimarães Azeredo. Brasília: Editora da UNB, 1999.

CILENTO, Ângela; GONTIJO, Pedro. Produção de material didático pedagógico para a Filosofia: ensinar como um jogo e com o uso dos jogos. Coluna Anpof, 11.10.2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Rio de Janeiro, Imago, 1977

GONTIJO, Pedro. “Ensino de Filosofia e uso do Livro Didático: um debate necessário”, Revista O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.133-147, jan.-jun.2019.

MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar de brincar. Fundamentos esquecidos do humano. SP: Palas Athena, 2019.

PINTO, Felipe; PEREIRA, Tais. Produtos educacionais de filosofia: a produção do mestrado profissional e o seu contexto. Revista O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, v.28, n.44, p.108-132, jan.-jun.2019.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais. O fichário de Viola Spolin. SP: Perspectiva, 2014.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. O livro do professor. SP: Perspectiva, 2007.

VON ZUBEN, M.; ARAÚJO, J. S.; COSTA, I. M. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 20: maio-out/2013, p. 157- 178.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Noyama, S., Nogueira, L. M. dos S., Oliveira, B. R., Costa, H. W. da, Reis, B. B. F. dos, Corredor, B. S., Silva, M. V. P., Menegueli, L. K. M., Ross, G. P. ., & Alvarez, G. (2023). Sobre a construção dos fichários para exercícios filosóficos a partir do método da imagem-questão. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e4/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065773387

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua